ZYMKAH / Joseph Soares

Autobiografia onde o autor conta travessuras da infância na fazenda, as dificuldades para estudar na cidade, sua trajetória na busca de emprego, sua entrada na política, traições de amigos e gestão vitoriosa na AABB-São Paulo, aposentadoria e entrada na área esotérica se tornando Reikimaster. Conclui narrando suas visões e avistamentos e contando a história de suas canções.

Há algo de fantástico, grandioso e magnífico na narrativa de uma autobiografia que relata a vida proveitosa, cheia de altos e baixos, de “causos” e alegrias de um homem que acreditou poder transformar a vida das pessoas com sua dedicação. Sendo Joseph Soares ex-presidente da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil (São Paulo, SP), este sonhador e idealizador nos remete a instantes especiais de sua vida pública e pessoal, navegando nas águas da emoção e, por vezes, meditando sobre o que pede à memória para recordar, como, por exemplo, seus primeiros anos de vida de moleque sapeca no interior, as primeiras separações, as angústias de menino, o crescimento, o despertar do amor, o primeiro emprego, algumas vitórias.

Depois vem o emprego no Banco do Brasil, o contato com a AABB, a chegada ao poder através da presidência, os projetos, os investimentos, as decepções, os amigos e inimigos. Quantos sonhos e projetos realizados! Outros ficaram somente no papel (independente de sua vontade)... Também fala da saída do cargo, de alegrias, tristezas e novas visões. Fala sobre suas músicas depois da aposentadoria, sua procura espiritual, seu crescimento, seus ensinamentos, em todos os momentos revelando uma pessoa humana, humilde e consciente de suas limitações. Enfim, a trajetória de um verdadeiro guerreiro – Zimkah.

Janete Batista Pontes - Bibliotecária memorialista da AABB

Conheci Soares durante seu mandato de presidente da AABB, de 1988 a 1994, exercido com muita dedicação e competência, com várias iniciativas tomadas. Entre elas, houve o Projeto Sorria, com o animador Tio Mau e sua equipe. Reuniam-se as crianças para brincadeiras e atividades, enquanto os pais dispunham de tempo para curtir o clube. Outro projeto muito importante, o Caminhar, era específico para crianças e adultos portadores de deficiências neurológicas e/ou motoras. Essas pessoas, tendo um local excelente como a AABB, eram assistidas e estimuladas por uma equipe dedicada especialmente a elas. Com certeza se sentem, até hoje, muito felizes por interagirem com pessoas “normais”, em um ambiente onde não sofrem discriminação por serem “diferentes”. Atualmente Soares não ocupa nenhum cargo nas diretorias de nossos clubes, mas está sempre pronto e à disposição para colaborar no engrandecimento dos mesmos. É, sem dúvida, um amigo.

Ayrton de Moura

Conheci Soares quando ele era presidente da AABB, no final dos anos 80. Depois tive a grata satisfação de tê-lo como vizinho, já em 1995, podendo conviver e desfrutar de sua amizade e de sua família. Sua presença marcante e de claros princípios morais chamou-me sempre a atenção de maneira muito positiva. Naquela época eu fazia parte de um grupo de pais de deficientes intelectuais que se mobilizavam para criar um espaço de discussão, encontro e troca de experiências, que resultou na criação da APABB – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil e Comunidade, em 1987. Enquanto ele foi presidente da AABB – que se tornou nossa casa e ponto de encontro – abriu muitas portas e assumiu com naturalidade a recreação e atividades de lazer especializadas para esse público, trazendo para a presidência a responsabilidade do então Projeto Caminhar, em parceria com a APABB, marco na recreação para jovens com deficiência intelectual, tendo sido também um grande incentivador dos acampamentos inclusivos realizados pelo clube. Mais do que isso, sua integridade moral e amor pelo trabalho foram um exemplo para mim, que começara a fazer parte da diretoria da APABB e, posteriormente, fui sua presidente. Tendo muito pouco traquejo social, pude aprender muito com ele. Ao Soares, minha gratidão e minha amizade.

Berenice Souza

Serviço:

Zymkah - A Saga de Um Guerreiro
Joseph Soares

Scortecci Editora
Autobiografia
ISBN 978-85-366-4035-8
Formato 16 x 23 cm 
384 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home