SACRALIZANDO O SOLO / Dalton Delfini Maziero

Os geoglifos da América do Sul constituem um dos maiores mistérios da arqueologia mundial. Como entender os motivos que levaram homens do passado a desenharem gigantescas figuras e linhas no solo? Esse fenômeno social ocorreu em grande profusão no Peru, mas também no Chile, Brasil e outros países vizinhos. Desvendar esse mistério é entregar-se a um complexo jogo da mente humana, que mistura rituais sofisticados, manipulação da natureza e necessidades básicas de sobrevivência. Afinal, por que os antigos povos das Américas precisavam dos geoglifos?

Esta obra é resultado de uma monografia de pós-graduação. Mas, para compreender o incrível fenômeno dos geoglifos, não basta apenas pesquisar livros e textos. Torna-se necessário conhecer os geoglifos em seu contexto natural. O entorno geográfico diz muito ao pesquisador nesse caso específico. Então, posso dizer que esta obra é também resultado de longas viagens pelo deserto, montanhas e altiplanos sul-americanos. O leitor não vai encontrar nada parecido com esse texto, que se propôs ser inédito em sua abordagem, comparando três grandes grupos de geoglifos de nosso continente: os de Nazca (Peru), Acre (Brasil) e Atacama (Chile). O resultado foi uma pesquisa original, que lançou novas ideias sobre o tema. Somem-se a isso as conversas e trocas de correspondências com pesquisadores locais. Mesmo encontrando respostas factíveis para esse enigma da arqueologia, sinto que os geoglifos ainda irão fascinar as futuras gerações por muitos anos! Um tema inesgotável de pesquisa, que nos leva diretamente a um mundo repleto de ritos complexos e necessidades distantes de nossa realidade. Boa leitura!

Dalton Delfini Maziero é graduado em História pela PUC de São Paulo, pós-graduado em Arqueologia pela Universidade de Santo Amaro/SP, técnico em Organização de Documentos Históricos pelo IEB-USP e técnico em Museologia pela ETEC/SP. Pesquisador especializado nas áreas de Culturas Pré-Colombianas e História da Pirataria, é autor da obra Titicaca – Em busca dos antigos mistérios pré-colombianos e coordenador do blog Arqueologia Americana (http://arqueologiamericana.blogspot.com.br), há mais de 20 anos divulgando as descobertas científicas em nosso continente.

Serviço:

Sacralizando o Solo
O Uso Simbólico e Prático dos Geoglifos Sul-Americano
Dalton Delfini Maziero
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-4506-3
Formato 14 x 21 cm
108 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home