Receba nossa Newsletter: Nome Email

AMORE PITCH / Maruam

Eis mais uma obra inusitada de Maruam! Formular uma declaração amorosa é tarefa fácil ao mais comum dos mortais. Na esteira da emoção, sai direto do coração para a oralidade. Porém, gerar centenas, certamente, exigiu determinação, intensa pesquisa e inspiração. E dizer que tudo começou com uma simples brincadeira de jogo de palavras! Quando o projeto tomou forma, o autor fez questão de que o trabalho, como um todo, prescindisse de uma estruturação planejada, evitando a colocação de citações a esmo. Daí estabeleceu algumas premissas que foram seguidas à risca. Vale a pena conhecê-las para melhor orientar a leitura:

- Respeito à diversidade de gênero. Os textos atendem as relações afetivas de qualquer ordem. Foram, inclusive, abolidos os artigos que pudessem dar esta conotação.
- Foco dos enunciados no contorno cultural popular do meio em que se inserem. As amostras da linguagem refletem diferentes estratos sociais e faixas etárias.
- Formulação das afirmativas enquadradas no conceito técnico de “tweet”, limitando cada texto em até cento e quarenta caracteres, aí incluídos espaços e sinais de pontuação. (Nesta seara, sem firulas, quem muito fala, nada diz.)
- Desnecessária citação de advérbios ou locuções adverbiais de negação. Sua justificativa é óbvia: no amor tudo pode.
- Emprego dos pronomes classificados na segunda pessoa do singular e do plural. As assertivas com esta notação adquirem um tom de saudação mais refinado.
- Inícios de frase padronizados para cada dia, em todos os meses. Exemplos: o dia 1º com o imperdível “eu te amo”, os dias 5, 10, 15 e 20 com devaneios só possíveis aos enamorados, o dia 21 com as estações do ano, o dia 25 com enunciados em diferentes idiomas, o dia 29 com gírias, o dia 30 em tom mútuo possessivo... e por aí vai.

Pois bem! Maruam, depois de todos estes cuidados, ainda assim não resistiu e atendeu ao chamado de sua alma lírica: trouxe um sensual poema de própria autoria, lançado na Bienal Internacional do Livro de 2018, com o título: “Almas que, entre letras, suspiram”. As estrofes, ainda que dispostas de forma fracionada, podem ser lidas, sequencialmente, na seguinte ordem: verso da página de abertura, contracapa e verso da página de encerramento. Vale a pena conferir! Nas rodadas de pré-leitura que antecederam a publicação deste livro, ficaram evidenciadas pelos revisores três repetidas indagações. Melhor, então, esclarecê-las de antemão!

Por que “Amore Pitch”?
Do latim, “amore” dispensa tradução. Já “pitch”, do inglês, tem duas conotações: além de significar arremesso ou lance, expressa também a necessidade de convencimento de alguém por meio de uma mensagem curta e direta. Em segundos se efetiva a alquimia resultante da fusão dos deuses dos apaixonados.

O que está por trás das ilustrações angelicais?
Os anjos, mensageiros afetuosos, incorporam intrigantes conceitos, tais como a imortalidade associada à jovialidade, a imaterialidade com contorno assexual, o brilho próprio da conexão com a divindade, a segurança protetora e o romantismo.
Já as imagens da capa e divisórias apresentam a figura mitológica de Cupido, descendente de Vênus. Destemido, travesso, alado e armado de arco e flechas, emana o prazer de unir corações e gerar intensa paixão naqueles que atinge.

A verbalização é necessária para conjugar uma relação afetiva?
Simples gestos refletidos nos sentidos, por si, silenciosos, bastam para bem traduzir o amor. Ainda assim, palavras são valorizadas como alavancas motivadoras para despertar sentimentos e convidar a sedutora aproximação entre enamorados. No calor da emoção, devem focar a potencialidade linguística contextualizada ao discurso social corrente.Por fim, Maruam exercitou a liberdade de ideias, na teimosa busca da inovação. Ao ultrapassar os limites de exposição do senso comum, tem a consciência de que corre o risco de expor-se à severa crítica da maioria de uma plateia mais convencional. De forma compensatória, a satisfação desmedida de dar sempre uma diferente dimensão escrita ao ato de pensar não tem preço. Fica aqui o esperançoso desejo de que a ternura contida em cada revelação amorosa, ao sabor da emoção no tempo, possa contribuir para agregar valor à relação com a pessoa amada.

E precisa mais?
Eu me diverti e gostei muito dessa nova estripulia intelectual.
Espero que também gostes.
Com ti, sempre
Mario Rubens Almeida de Mello
Primavera de 2018

Serviço:

Amore Pitch
Declarações de amor ao sabor do tempo
Maruam
Scortecci Editora
Citações
ISBN 978-85-366-5775-2
Formato 13 x 18 cm 
108 páginas
1ª edição - 2018

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home