Receba nossa Newsletter: Nome Email

O GRANDE MÍNIMO / Taís Guimarães


Intolerante à corrupção e à opressão, o Santo trazia a paz, a misericórdia e a justiça aos mais fracos. Sempre procurado pelos oprimidos, aos quais ouvia atentamente, Francisco se revoltava cada vez mais com os poderosos inescrupulosos até que, do coração de Paula, surgiu uma destemida e abençoada voz, ecoando no vento, nos galhos mais altos dos pinheiros, na gruta, no pequeno riacho! “Ai de quem governa e governa mal! Ai dos ministros dos tiranos e das tiranias!”, apregoava o Santo. A ele não importava a quem estaria desagradando. A ele importava a justiça!

“Hoje saudamos, com satisfação e alegria, a obra literária de Taís Guimarães sobre São Francisco de Paula, como fruto do amor e conhecimento, para que o Santo não pudesse ser apenas um objeto de devoção ou veneração, mas sim uma pessoa viva, que aponta um caminho de humildade, penitência e caridade” (Frei Dino).

“Leitura tipo ‘não dá para interromper!’, mostrando um panorama histórico, político e social do período e usando o recurso da ‘participação’ da menina como testemunha dos eventos, a narrativa ficou muito interessante” (Ida Moritz Cavalcanti).

Taís Guimarães
e-mail: taisguimaraes@uol.com.br

Livros publicados:
Noite Vermelha (Poemas, Thex Editora, Rio de Janeiro, 1999)
Pele (Poemas, 1999)
Ela, Eu e o Alzheimer – história do relacionamento de cinco anos de uma filha e sua mãe com Alzheimer (Scortecci, São Paulo, 2015)

Livro, ensaio e poemas premiados:
Pele – Livro prêmio de 1999, do Programa de Bolsa para Escritores Brasileiros com Obra em Fase de Conclusão da Fundação Biblioteca Nacional/DNL e Ministério da Cultura, então denominado “Poemas”, publicado em 2000 com o nome “Pele”.
As Mãos – Poema, primeiro prêmio da autora, recebido das mãos de Manoel Bandeira.
Peace – Ensaio em inglês, premiado nos Estados Unidos, publicado em alguns jornais americanos.
Like a Child – Poema premiado em concurso internacional e publicado nos Estados Unidos, na antologia Letters of the Soul.

Participações em antologias:
E a transformação Próximas Palavras – Antologia poética com textos produzidos na Oficina Literária de Ferreira Gullar, na UERJ, com seleção dos poemas feita pelo próprio Gullar, 2004.
Letters of the Soul – The International Library of Poetry, USA, 2002.

Versão para o inglês:
A Marinha Brasileira – “The Brazilian Navy” (2004)

Sobre a obra:
“Em cada linha, a vibração de quem arranca as frases do âmago, das profundezas, da última estação do comboio que leva à palavra” (Felipe Pena, escritor, doutor em Letras).

“Uma poesia simples e refinada, a exemplo dos grandes líricos brasileiros: um Manoel Bandeira, um Dante Milano, um Tomás Antônio Gonzaga” (Cláudio Murilo Leal, doutor em Letras e escritor, sobre Noite Vermelha).

“Há nele toques proustianos, de busca e recordações. É uma poesia densa e lúcida, cujo conteúdo metafísico nos lembra os velhos filósofos da existência, de Pascal a Kierkegaard. São reflexões sobre a finitude e a transformação como categoria existencial e humana” (Nelson Mello e Souza, professor e escritor, sobre o livro Pele).

Além do Cânone – Livro editado pela UFRJ em 2004, sob a coordenação da escritora Helena Parente Cunha, sobre a produção literária feminina que mais se destacou no Rio de Janeiro nos anos 90. Luiz Carlos Moreira da Rocha, doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, dedicou cinco páginas do livro para comentários sobre o livro Noite Vermelha. 

“Taís empreende um resgate de obras literárias, autores e lugares que participaram de sua própria formação e de sua geração e, neste elo, encontra a sua vertente social, assinalando experiências comuns para milhões de brasileiros” (Luiz Carlos Moreira da Rocha, doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ).

Serviço:

O Grande Mínimo
A Vida de São Francisco de Paula
Humildade, Caridade, Penitência
Taís Guimarães
Scortecci Editora 
Biografia
ISBN 978-85-366-5865-0
Formato 14 x 21 cm
140 páginas
1ª edição - 2019

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home