Receba nossa Newsletter: Nome Email

EPOPEIA DOS ANÔNIMOS / Carlos Miranda


— Você se recorda do trecho bíblico em que nosso Deus Misericordioso, parecendo demonstrar certa frustração, e quem sabe até meio arrependido de sua primorosa criatura (o homem), que O tinha tornado tão satisfeito no momento de sua criação, e que no desenrolar dos tempos, já séculos depois, vinha em incontáveis ocasiões provocando a ira divina por sua violência, e busca do poder e prazer a qualquer custo, idolatrando entre outros deuses, o fetiche das riquezas, e causando com isso o épico episódio do dilúvio, em que nosso infinitamente tolerante Deus diz a Noé: — Chegou o fim de toda a carne. Eu o decidi, pois, a terra está cheia de violência por causa dos homens e eu os farei desaparecer da terra. Noé construirá a Arca conforme minhas palavras... (Gn 6,13-14). Por aí João, dá pra se perceber que desde aquelas bíblicas histórias, narradas no A.T., o ser cerebral inteligente não toma jeito...

Esse livro conta a história de patrióticos personagens brasileiros em todas as suas aventuras, antes, durante e após suas heroicas estadas nos hospitais aliados na Itália, no auge da Segunda Grande Guerra. E tenta mostrar com seu humor criativo as prováveis diversas maneiras de tornar sua convivência, nesse ambiente desesperador, a mais fraterna possível. Esses “fatos e personagens”, existentes somente na cabeça do autor, compõem apenas um experimento que destaca com responsabilidade, e algum humor, usando não somente a imaginação mas inserindo dados reais em prováveis eventos hipoteticamente vividos nos hospitais de campo, onde trabalharam médicos, enfermeiros, enfermeiras, odontólogos, serviços de resgate nos campos de batalha, como os corajosos padioleiros, nosso sacerdote e coveiros, enfim todos os componentes do Serviço de Saúde da Força Expedicionária Brasileira, a nossa FEB. Toda a história criada nesse livro se baseia em textos reais, mostrando que grande parte de nossos heróis eram pessoas simples do povo do nosso interior, muitos analfabetos, como Generoso, um dos personagens do livro, que se prontificara a seguir sem saber para onde e nem ao menos o que faria quando lá aportasse. Por tudo isso, nossas eternas homenagens a todos os verdadeiros heróis, e não somente aos combatentes com as baionetas, mas também aos das duras lutas travadas com os bisturis pela vida. 

Carlos Miranda, natural de Caieiras, São Paulo, Brasil, nascido em meados do ano de 1944. Seu trabalho por décadas foi relacionado com projetos mecânicos, tecnicamente especializado em equipamentos petroquímicos. Atualmente aposentado, reside em São Paulo, bairro de Pinheiros, há mais de vinte anos. Como sempre demonstrou grande apego à religião, obrigou-se a buscar o aprofundamento do conhecimento teológico, que, somando-se à sua extrema curiosidade, o fez cursar teologia com ênfase em filosofia, na Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção, de 1995 a 2000, com ex-tensão universitária certificada pela FAI. Admirador incondicional de livros, sempre desejou escrever e publicar, e após algumas vãs tentativas com muitos textos desprezados, essa ideia finalmente ganhou corpo até o lançamento desse livro.

Serviço:

Epopeia dos Anônimos
Carlos Miranda
Scortecci Editora  
Ficção
ISBN 978-85-366-5883-4
Formato 14 x 21 cm
340 páginas
1ª edição - 2019 

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home