Receba nossa Newsletter: Nome Email

CONTOS DO CERRADO / Geralda Souza


Contos do cerrado é um convite ao leitor que gosta da vida simples do campo. Fava da sucupira, pequi, curriola, croadinha e gabiroba são apenas algumas das variedades de produtos e frutas doces que o cerrado produz... Será que para alimentar muitos precisamos sacrificar tudo, acabar com toda essa pluralidade de sabores que o cerrado nos fornece?! Com essa questão e essa preocupação, a obra traz uma narrativa em que os personagens transitam pelo deslumbrante cenário do cerrado de Mato Grosso em cujos rincões hoje floresce o “ouro verde do cerrado” e outrora havia o ouro verdadeiro e o diamante, como em Torixoréu (MT).

Isso e muito mais: Festa de Santo, Garça Pantaneira, a gruta que tem como cenário a Serra do Roncador e a bela Barra do Garças (MT) com seu Discoporto. O leitor também poderá curtir a bela viagem da Comitiva da Coragem, uma aventura real e internacional, por meio do que falaram pelo WhatsApp. E, sem perder de vista esse cenário, habita Cajuquim Pantaneiro, com sua companheira inseparável, a Viola de Cocho, um cuiabaninho de “chapa e cruz” que vive aventuras com seus amigos pelas avenidas da capital Cuiabá ou transita por vários ambientes e mundos. E ainda os sertanejos retirantes em busca da terra prometida: duas aventuras de viajantes que desbravaram o sertão mato-grossense. E por fim insere algumas expressões típicas do linguajar cuiabano.
Geralda Souza

Geralda Maria Carvalho de Sousa, natural de Torixoréu (MT), nasceu em 6 de outubro de 1960, na fazenda Serrinha, filha de Manoel Carrijo de Sousa e Luzia Laurinda de Sousa. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso, é auditora estadual aposentada. Casou-se com Filogênio da Rocha Neto, Engenheiro Florestal pela UFMT e servidor público do estado de Mato Grosso, no cargo de Fiscal de Defesa Agropecuária e Florestal. O casal tem dois filhos e um neto: Marlon Carvalho de Sousa Rocha, bacharel em Direito, casado com Rheanni e pai de Enzo Gabriel; e Mayara Carvalho de Sousa Rocha, médica veterinária casada com Maurício.  Geralda iniciou sua vida escolar em 1969, cursando a 1ª série na Escola Waldemon Moraes Coelho, de Alto Diamantino, em sua cidade natal. Concluiu o primeiro e o segundo grau em Barra do Garças (MT). Graduou-se em Ciências Contábeis em 1987 e fez pós-graduação em Auditoria e Controller do Setor Público (Faculdade Afirmativo de Cuiabá), MBA em Controle Externo (Fundação Getúlio Vargas – FGV), Direito e Gestão Pública (Fundação Escola do Ministério Público – FESMP/MT) e Auditoria Governamental (UNED/ MT). Tem certificação em língua espanhola pela UFMT (2004).

Iniciou sua atividade profissional em Barra do Garças em 1977 no setor privado. Em 1983 mudou-se para Cuiabá (MT) para dar continuidade aos estudos. Na capital atuou profissionalmente em empresas do setor privado até 1987, quando logrou êxito no concurso público da Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso para o cargo de Auditor Contábil, que exerceu até 1993. Aprovada em concurso público do Banco do Brasil S/A, pediu exoneração do cargo que ocupava no estado e foi para o BB. Em 2005 deixou suas funções no banco por demissão voluntária, uma vez que passara novamente no concurso da Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso, agora para o cargo de Auditor do Estado, que exerceu até se aposentar em dezembro de 2017. Assina esta obra como Geralda Souza e, embora não conte com formação em Letras, vem se aventurando nessa seara. Em 2010 publicou As aventuras de Genoveva e outros contos, pela Editora Ponto da Cultura (RJ), e em 2018 participou da antologia Tempos insólitos da Scortecci Editora.

Serviço:

Contos do Cerrado
Geralda Souza
Scortecci Editora 
Contos
ISBN 978-85-366-5936-7
Formato 14 x 21 cm 
152 páginas
1ª edição - 2019 

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home