Receba nossa Newsletter: Nome Email

PEDAGOGIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS ABERTOS E ADAPTATIVOS - (PSDAAP) / Irineu Morelo Júnior

Para pensar, refletir e quem sabe transformar! Vivemos um momento no tempo histórico humano em que descobrir caminhos torna-se imprescindível para prosseguirmos como espécie na face do planeta. Nossa sociedade está repleta de informações, mas será que isso é um fator favorável para gerar conhecimento, facilitando nossa permanência, ou um fator que pode causar a nossa própria destruição nesse processo? Como a Escola, estrutura importante nas relações sociais, modelada por suas pedagogias, poderia contribuir nessas relações, hoje fomentadas pelas mídias instantâneas, com “verdades” muitas vezes oriundas de grandes falácias? Como a nossa sociedade nos torna o que somos dentro daquilo que poderíamos ser? Será que socialmente, como sujeitos, poderíamos ser de alguma forma diferentes do que nos tornamos? O que seria necessário para isso ocorrer, ou seja, ser um ser humano mais humano? Essa é a Hipótese Dinâmica da Diferenciação Não Linear que proponho na terceira parte desta obra. Talvez algumas dessas questões estejam diretamente relacionadas à construção de uma nova Pedagogia, desta feita com relações estreitas com as ciências, que estão alcançando espaços e abrindo campos de pesquisa em várias áreas. Será que poderíamos construir uma nova Pedagogia, agora focada na Teoria dos Sistemas, Sistemas Dinâmicos Afastados do Equilíbrio, apoiando-se na Teoria do Caos Determinista e dos Fractais, Complexidade, Auto-Organização, Autopoiese, Teoria da Informação, e fazer tudo se fundir com a cognição? Como poderíamos ampliar nossas práticas pedagógicas dentro desse novo paradigma das ciências pós-modernas?

Este livro é uma coletânea de vários textos escritos em momentos distintos da minha vida. Está separado em três momentos: primeiro faz uma abordagem, apenas como referência, do caminho que a Escola tomou historicamente; em seguida, reflete sobre onde estamos e para onde podemos ir; e, por fim, discorre sobre a Hipótese Dinâmica da Diferenciação Não Linear, ou seja, como nos tornamos o que somos. Os textos fazem parte das minhas vivências e também da minha carreira na área da Educação nas secretarias do estado e também do munícipio de São Paulo. Foram motivados, não poderia ser de outra forma, pela minha experiência como professor, principalmente da disciplina de Ciências para o ensino fundamental, e também como diretor de escola, cargos que exerci concomitantemente até a aposentadoria. A condição de ser professor e ao mesmo tempo diretor de escola me deu a oportunidade de viver dois lados da Educação e ver tanto possibilidades como dificuldades no fazer Educação e pensar em uma pedagogia focada na Teoria dos Sistemas, Sistemas Dinâmicos Afastados do Equilíbrio, apoiando-se na Teoria do Caos Determinista e dos Fractais, Complexidade, Auto-Organização, Autopoiese, Teoria da Informação e Cognição, temas que sempre foram presentes nas minhas leituras e debates. Claro, aprendi muito com meus alunos e alunas e com minhas vivências nas relações intraescolares, o que deu origem aos textos que compõem esta obra.

Irineu Morelo Júnior possui licenciatura em Ciências, Matemática e Pedagogia. Atuou como professor de Matemática na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1980-1986); diretor de escola na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1987-2006); professor de Ciências na Secretaria de Educação do Município de São Paulo (1979-2011); diretor de escola na Secretaria de Educação do Município de São Paulo (2007-2018); supervisor escolar na Secretaria de Educação do Município de São Paulo (2008). Participou de vários cursos e grupos de estudos na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), na área de Semiótica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Pós-Graduação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem como área de interesse e pesquisa: Sistemas Dinâmicos Afastados do Equilíbrio e Caos Determinista. A observação e reflexão sobre a complexidade da natureza sempre foi seu maior incentivo para tentar entender o que somos.

Serviço:

Pedagogiados Sistemas Dinâmicos Abertos e Adaptativos (PSDAAP)
Uma Relação Entre: Educação, Teoria dos Sistemas, Complexidade e Cognição
Irineu Morelo Júnior

Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-5998-5
Formato 14 x 21 cm 
260 páginas
1ª edição - 2019

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home