Receba nossa Newsletter: Nome Email
                   
Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

JOANNA DE ÂNGELIS / José Olívio

A vida de Joanna de Ângelis e suas reencarnações, principal mentora espiritual do médium e professor Divaldo Pereira Franco. Através da estrutura do cordel (a rima, métrica, estrofe e oração), o que torna a leitura agradável, fica-se sabendo de suas vidas passadas até a mais recente como Sóror Joanna Angélica de Jesus, a abadessa do convento Lapa na Bahia que virou heroína brasileira.

A literatura de cordel foi reconhecida oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 19 de setembro de 1918 como Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro. É um gênero literário que no Brasil ganhou características próprias, assim como ocorreu com o futebol. Durante décadas, foi o único veículo de comunicação de que dispunha o Nordeste brasileiro, servindo inclusive para combater o analfabetismo. Este cordel de José Olívio, que já teve milhares de exemplares no formato tradicional, inclusive em xilogravura, é um relato das reencarnações de Joanna de Ângelis, a principal mentora espiritual de Divaldo Franco, quer para os livros e palestras, quer para a fundação da maior obra social de que se tem notícia no Brasil: a Mansão do Caminho, localizada em Salvador (BA). Da mesma forma que serviu de ferramenta educacional, pode servir, como um despertar, para quem ainda não conhece os mais de quarenta livros de Joanna psicografados por Divaldo, de temática puramente psicológica, o que é um suporte para a área profissional. Através da estrutura do cordel, ou seja, a estrofe, a rima, a métrica, o ritmo e a oração, a leitura flui como um passe de mágica. Quem quiser aprender a rimar, é só ler bastante cordel, como ocorre com os folhetistas (vendedores de cordel), que não raro se tornam bons cordelistas.

José Olívio Paranhos Lima, professor Graduado em Letras pela Uneb, pós-graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Faculdade SS. Sacramento, Facilitador de Oficina de Literatura de Cordel, possui vários títulos de crônicas, poesias, e sobretudo cordéis. Em 2010 recebeu Certificado de participação como membro da Comissão de Avaliação Mais Cultura de Literatura de Cordel - Edição Patativa do Assaré a convite do Ministério da Cultura. Pertence à Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel, Aliada e Casa do Poeta de Alagoinhas-BA.

Serviço:

Joanna de Ângelis
A Mentora das Américas
José Olívio
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-65-5529-529-0
Formato 14 x 21 cm
24 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home