Receba nossa Newsletter: Nome Email

POVOADO / Bispo Filho

A sensação de ler este livro é a de que, o tempo todo, o poeta flerta-se com a Filosofia usando-a como espinha dorsal em suas reflexões. Desta espinha surgem embricações muitas vezes inusitadas, capitaneadas por um vocabulário que passeia audaciosamente por outras ciências tais como a Química, a Matemática e a Física, dentre muitas outras que possam contribuir para que o todo seja uno em sua essência – corpo epistemológico a ser sondado por escafandros e “ventanias de coração.” Manoel Dantas Madureira
 

 
José Bispo Ferreira Filho nasceu em Governador Valadares, em 1964. Na década de 80, publicou, com o poeta Roberto Lima, o livro de poemas “Colosso Ciclone” e através do grupo “Prata da Casa”, participou ativamente de um movimento de renovação literária em Minas Gerais interagindo com grupos artísticos, escritores e poetas de diversas cidades do Estado. Em Governador Valadares ajudou a fundar o “Movimento Poético” que, com o folhetim “Varal” e o jornal “Poetarte”, causou efervescência cultural no Vale do Rio Doce revelando vários escritores importantes. Bispo Filho é também músico, compositor, artista plástico e professor. Escreveu para o teatro as seguintes peças: “A Bicicleta”, “Palavras de Acalantar Muros” e “O verde o que diz”.

No início da década de 90 emigrou para os Estados Unidos. Lá, por quatro anos, trabalhou como editor assistente e articulista no jornal “Brazilian Voice”, de Nova Jersey. Depois disso, lecionou por 5 anos Álgebra, Botânica, Geologia e Literatura em escolas públicas do Estado de Massachusetts. Nos últimos 3 anos vem lecionando Semiótica, Literatura e Estética na Univale (Universidade do Vale do Rio Doce). Estudioso do Folclore, este poeta multifacetado traz para a sua literatura muito do que vivencia na prática em termos culturais. Sempre atento às manifestações folclóricas, vem recolhendo, através de incursões no interior de Minas, elementos da tradição popular com os quais pretende publicar brevemente um livro de ensaios. Sua atividade intelectual e artística no Vale do Rio Doce é intensa.

Bispo Filho pode ser encontrado tanto nas salas de aula do curso de Comunicação Social como nos bancos das praças, recitando poesias e interagindo com as pessoas. Sua poesia vem sendo nomeada pela crítica como “renovadora e vigorosa”.

 
SERVIÇO:

Povoado
Bispo Filho
Scortecci Editora
ISBN 85-366-0569-3
Poesia brasileira - JS 4007/1
Formato 14 x 21 cm - 92 páginas
1° Edição - 2006

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home