GRAMÍNEAS / Caio Porfírio Carneiro

Caio Porfírio Carneiro, traz ao público e seu mais novo lançamento Gramíneas, como numa partida de futebol, divide o livro em dois tempos e um intervalo. No primeiro tempo, reúne uma serie de contos curtos, escritos um por dia, como um diário, num período de férias. No intervalo, vão uma ficção curta e uma mais longa. No segundo tempo, traz o “campo” gêneros variados, de épocas diversas, num seguimento bem humorado. 

Caio Porfírio (de Castro) Carneiro nasceu a 1º de julho de 1928, em Fortaleza, Ceará. Dedicou-se muito moço ao jornalismo, na terra natal. Bacharelou-se em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza. Transferiu-se para São Paulo em 1955.E desde 1963 é secretário administrativo da União Brasileira de Escritores.  Trabalhou, de início, na imobiliária de um irmão e foi redator de programas da Rádio Piratininga.

Durante anos foi encarregado do setor do interior da Editora Clube do Livro Ltda.Sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do PEN CLUBE de São Paulo, da Academia Paulistana da História, da Academia de Letras do Brasil (Brasília), da Unión Cultural Americana (Buenos Aires) e sócio correspondente da Academia Cearense de Letras.

Colabora nos principais suplementos do País, com ficção e crítica literária. Assinou a apresentação de dezenas de obras, dos mais diversos gêneros. Publicou 22 livros nos gêneros conto, novela, romance, poesia, memória e literatura infanto-juvenil. Alguns deles alcançaram várias edições. O romance O Sal da Terra foi traduzido para o italiano e árabe e adaptado em roteiro técnico para o cinema.

O livro de contos Os Meninos e o Agreste ganhou o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, e O Casarão, também de contos, ganhou o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Contos seus estão incluídos em duas dezenas de antologias do gênero e traduzidos para o espanhol, italiano, francês, alemão e inglês. Pronunciou dezenas de palestras, conferências na capital e interior paulista, e em outros Estados. Estudo detalhado sobre O Sal da Terra, por Danielle Damiens, para Trabalho de Estudo e Pesquisa (Maitrisse LLCC, Universidade Stendhal, Bologne, France), em língua portuguesa. 

SERVIÇO:

Gramíneas
Caio Porfírio Carneiro
Scortecci Editora
ISBN 85-366-0703-3
Contos - JS 4130/1
Formato 14 x 21 cm - 100 páginas
1ª Edição - Ano 2006


Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home