LINHAS TRACEJADAS / Robson Hasmann

Um homem entediado e pessimista na virada do milênio; no lado oposto, um professor saudosista e meninas adolescentes marcadas pelo vazio. Duas cidades: uma abalada por um gesto cuidadoso, outra por um fato inusitado: uma professora molestada por uma peça de teatro e as lembranças que ela traz; uma mulher que, de tão pura, enfada o leitor. Essas são algumas das personagens que povoam estas linhas tracejadas. 

Robson Batista dos Santos Hasmann, apesar de pouca idade, é um vencedor intelectual. Nasceu com um talento especial e enveredou pelos caminhos das letras na puberdade, destacando-se nos bancos escolares pela criatividade no esboçar traços e riscos, galvanizando as atenções de professores, colegas e familiares.

Sua dedicação aos clássicos e apego à cultura possibilitaram que seus riscos e traços tomassem formas indeléveis, precisas e acolhedoras, ganhando expressões e modos que atraem e prendem o leitor.

É licenciado em Letras – Português e Espanhol – pelas Faculdades Integradas Teresa D`Ávila (FATEA), em Lorena, especializou-se Lato Sensu em Literatura pela Universidade de Taubaté (UNITAU), com monografia publicada na Revista Ciências Humanas. Publicou, também, o conto “Inconsciência”, no livro O Sonho, pela Casa do Novo Autor, em 1999.

No 1º Concurso Brito Broca, em 2001, foi o primeiro colocado com o conto “Para depois de ontem”  que faz parte deste volume, e o segundo lugar na 4ª edição do mesmo concurso, em 2004, com a poesia “Pulsante alvo-amanhecer”.

É professor efetivo de Português da Rede Pública Paulista, na E.E. Prof. Luiz Menezes. Leciona também na Escola Fazenda Boa Vista e na ONG Educafro.

Tendo recebido uma bolsa da Secretaria da Educação Estadual em parceria com o banco Santander Banespa, esteve em Salamanca, Espanha, em 2005, para participar de um curso de língua e cultura, momento em que publicou o conto “La realidad que producen los sueños”, no jornal da Universidade espanhola.

Traz, para análise de leitores amigos, os contos de “Linhas Tracejadas”, uma coletânea na qual muitas vezes se destaca o cotidiano de Guaratinguetá, abordando em histórias ora reais ora fantásticas (mas não separadas), personagens ilustres da cidade, como a escritora Betina Marino, por exemplo. Mas atenção: vestígios de experimentação estrutural, ironia e certa preocupação introspectiva exigem mais do leitor.

Robson Hasmann, jovem professor e escritor, pertencente a uma safra nova de intelectuais valeparaibanos; publica, efetiva-mente, seu primeiro livro com peculiar desenvoltura e que será do agrado de todos.
Benedito Carlos Marcondes Coelho, historiador e jornalista
 

SERVIÇO:

Linhas Tracejadas
Robson Hasmann
Scortecci Editora
ISBN 85-366-0580-4
Contos – JS 4009
Formato 14 x 21 cm - 108 páginas
1ª Edição - Ano 2006

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home