DESCONSTRUÇÃO / Fernão Gomes

Trecho do livro Desconstrução de Fernão Gomes: E este acontecimento ganha tais e quais proporções, porque, neste instante, em meio à multidão, ele crê ser ela, a mulher de vermelho, o reflexo de m aspecto dele mesmo, embora não tenha total consciência disso.

E nós, que observamos e sentimos todos os fenômenos, confortavelmente instalados e protegidos em nosso camarote, temos razões para acreditar que, pelo que se acabou de testemunhar, estamos diante de uma legítima manifestação de poder e de aceitação, que, como se sabe, é o sopro, e também o algoz, de todas as mitologias, de todas as filosofias e religiões...  

E, inesperadamente, como se celebrasse um raro momento da breve existência do José, a mulher de vermelho, que nem bem passou e nós já a transformamos em metáfora, olha de relance para ele, especificamente para ele, e, além de acelerar seu coração e embevecê-lo ainda mais, deixa na memória deste herói solitário a imagem de seu olhar, um brilho vago e distante, como que um sinal, uma discreta advertência de quem tenta lembrar-nos de que este mundo não é mais que o espectro evanescente das estrelas com as quais sonhamos todas as noites.

A mulher de vermelho também se sente pertubada por se perceber assim, razão de nossa esperança, de nossa crença na vida e nas mesmas estrelas com as quais sonhamos todas as noites... 

Livro de estréia de Fernão Gomes, Desconstrução pode ser caracterizado como um híbrido, pois encerra elementos romanescos típicos, mas também se configura como um tipo especial de narrativa novalesca, na qual se consubstanciam as mais diferentes linguagens e formas de cmunicação. Romance ou novela, Desconstrução é uma narrativa em sintonia com as linhas de força que refletem e definem nossa sociedade complexa e plural.

Serviço:

Desconstrução
Fernão Gomes
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 85-366-0471-9
Formato 14 x 21 cm - 136 páginas
1ª edição - 2005

Mais informações

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home