Receba nossa Newsletter: Nome Email

TEMPO DE BAILE / Antonio Mourão Cavalcante

Cuidado Irmão,

Diz-se que a menor distância entre dois pontos é uma reta. Esse princípio é válido, unicamente, para a Geometria. A vida há que ser uma dança, alerta o filósofo, onde os passos valem mais que a chegada.

No TEMPO DE BAILE descobri um badalar diferente das horas. Das cinzas das horas. Ou do renascer. Juntando cacos e retalhos, eis-nos "mesa posta". Na incerteza de ser, começamos o longo caminho que nos leva à esperança.
Vida há sim. E plena. E depois. E depois do depois...

"Quando conheci Antonio Mourão Cavalcante, ele ocupava o cargo de Pró-Reitor na Universidade Estadual do Ceará. A primeira poesia que ele me apresentou foi a Zilma, sua esposa. Depois conheci mais três: João Luiz, Maria Cecília e Maria Isabel, seus filhos. Então, o Mourão está sempre rondando poemas. Sua sogra, a `vó Bel´, era pura poesia!

O Tempo de Baile, seu livro de poemas, nos conduz a muitas delicadezas, algumas delas, permeando o presente de lembranças e vivências. Ao nos mostrar o salitre do cotidiano, finda nos indicando como ultrapassar as violações da vida.

Em seus poema, Mourão ainda desvenda (sem propósito) o futuro distante de bulas e algumas métricas, contruídos a partir de certezas doces e/ou amargas. `na palma da mão, a cigana vê meu destino. Diz que esta risca forte, profunda, marca o tamanho da minha vida.´, diz um deles.

Talvez viver a vida sem seus `vincos´seja tarefa quase impossível. Alguns podem até rejeitá-los... Na poesia de Tempo de Baile, isso jamais ocorre, pois é certo nos depararmos com versos supreendentes e inusitados. "... O ponteiro dos minutos,/Começou a vagar mais discretamente./Talvez para eu ir vendo,/Em cada momento,/As batidas da vida."

Há na poesia de Mourão, além de outras metáforas, um constante alimento: `...a tristeza em si, nada, Em nós, um misto de contemplação e soma.´". Gylmar Chaves (Escritor e Poeta)

Serviço:

Tempo de Baile
Antonio Mourão Cavalcante

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-1156-3
Formato 14 x 21 - 64 págs.
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home