ARCO-ÍRIS / Iruda Cessah

O conjunto dos poemas deste livro são reflexos das minhas emoções momentâneas, e não o meu próprio ser. Gosto de brincar com as palavras e com elas manifestar o que me vai na alma, tal como um fotógrafo registra com sua câmera cenas que chamem a atenção, ou o pintor que usa a tela para expressar suas emoções e sentimentos; eu usei a poesia para registrar algumas situações que me tocaram.

Despertar o que está em mim não é tarefa difícil. A poesia está dentro de cada um de nós, pois ela faz parte da vida. O Universo é uma poesia infinita. Por meio destes poemas, algumas vezes vivi como observadora e outras, talvez, como crítica.

Passei por planos emocionais, viajando à deriva por situações dos nossos dias, através deste universo pedregoso das nossas sociedades civilizadas. Olhando sem limites e olhando para ninguém, vivi momentos de dor, medo, desespero e até leviandade.

Vi apenas uma parte do rosto da humanidade.

não vi o homem mau e medonho
mas o bom também não encontrei
e para não me perder neste sonho
fugi das fantasias e despertei

Iruda Cessah, pseudônimo de Ilda Bonfim, nasceu em Angola, na pequena cidade litoral de Novo Redondo, hoje denominada Sumbe, no Quanza Sul. Iniciou os estudos na cidade do Lobito e, por morte de seu pai, originário da Ilha de São Tomé, fixou residência em Luanda, onde completou o curso liceal no Liceu Salvador Correa, época em que não havia ainda faculdades em Angola. Ainda adolescente ganhou alguns prêmios literários, no Liceu e outras associações locais, que lhe proporcionaram contato pessoal com os escritores angolanos António Jacinto e Luandino Vieira, que se tornaram seus amigos pessoais. Formada em Administração de Empresas, Turismo e Hotelaria, possui também formação nas áreas de Pedagogia, Geriatria e Formação de Formadores. Exerceu ampla atividade em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Grécia e Brasil. Hoje radicada no Brasil, terra de seus ancestrais maternos, tem como um de seus hobbies a escrita. No momento, Arco-íris é seu primeiro livro publicado, de muitos outros que virão. Não se considera escritora ou poeta, mas Iruda Cessah afirma categoricamente que o será em breve, pois está trabalhando nesse sentido.

Serviço:

Arco-Íris
Iruda Cessah

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-1976-7
Formato 14 x 21 cm  
144 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home