O AQUÁRIO / Renato Malkov

– Ganhei um livro. Mas… o que vou fazer com isso? Será que dá pra ganhar dinheiro com isso? O livro vai me levar para algum lugar? Vou conhecer mais pessoas por causa do livro? O que será que está escondido nesse livro, afinal, ninguém me daria um livro à toa. Quem eu vou conseguir com esse livro? Será que ter livro está na moda? Ou será que eu fui enganado e isso não é um presente, mas um meio de me insultar? Talvez ter livro me coloca no clube das pessoas que têm livro.

Duvido que qualquer um possa ter um livro. Será que tem alguma vantagem estar nesse clube? Ou será que isso é só de enfeite, pra deixar a casa mais bonita, mais leve, mais... clean! Será que é livro mesmo? Grosso. Pode ser peso também. Qual o peso que tem ter um livro? Se o livro pesa tanto, deve ter alguma coisa a ver com isso. Quanta pergunta por causa de um livro! Chega de me angustiar com isso, tempo é dinheiro e eu não posso perder. Ei, volta aqui! Por que você me deu um livro?
– Para você ler.
– Ah! E o que eu ganho quando terminar de ler? Tem alguma surpresa? Um prêmio? Alguma diferença?
– Só a leitura mesmo.
– Hum. Obrigado.
– Por nada.
– Droga. Só pra ler. Antes tivesse me dado algo útil!
Renato Malkov

"O menino ergueu os olhos e viu que o avô estava chorando. As lágrimas corriam e ele só respirava. Os olhos não se mexiam, a boca, a expressão, tudo imóvel. O menino deu um puxão na manga da camisa e sem saber direito o que fazer, perguntou: “Vô, está tudo bem?” O avô olhou para baixo, acenou que sim, pediu ajuda para o neto e sentou-se ali mesmo, em frente ao aquário. Não conseguia conter as lágrimas e o menino, angustiado, pedia: “Vô, não chora! Ficou com medo? O peixe tá no aquário, não vai sair de lá!” Medo, era exatamente essa a palavra. O avô sentiu medo".
(trecho de “O Aquário”)

Serviço:

O Aquário
E Outros Contos
Renato Malkov
Contos
ISBN 978-85-366-2048-0
Formato 14 x 21 cm 
52 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home