PÁTRIA / Celina Lucas

A PÁTRIA DE CELINA LUCAS - Celina Lucas escreve em momentos breves e quando isso acontece, parece que ela está apenas respirando. Respirando de maneira acelerada. Parece querer alcançar um prazer inatingível. Ela apenas obedece e, ao mesmo tempo, transgride. Ler os poemas de Celina exige coragem.

Cuidado, você pode se perder no meio das palavras. Ela pode amarrar-lhe nas cordas azuis de seus versos. Você pode ser surpreendido por uma borboleta invisível e perfumada. A pátria de Celina é expressão aparentemente difícil, mas o que ela proporciona, acima de tudo, é uma experiência sensorial com a palavra. É poesia que se deixa facilmente tocar.

A matéria deste livro é passarinha. Asas que colocam os sentidos acima da forma. São as letras do alfabeto avermelhadas pela paixão. Reinado dos temperos fortes. Sobreposição de imagens causadas pela velocidade, pelo ritmo desta dança de fitas. Mas aqui, cada pedaço de fita tem um tamanho diferente. Parece o caos, mas quando você menos espera, eis que as fitas se alinham feito aves num possível e bonito desenho de voo. Pátria é a metalinguagem que Celina escreve pelo avesso. Ela parece querer gritar que sua pátria é um punhado de palavras completamente rendidas à arte. Um lugar desejado: tijolo por tijolo, pétala por pétala. O lugar poético.

(...) vento frio é a minha pátria,
pés molhados de verso caixeiro: amor
aquarela de portos e esquecimento azul.

Celina Lucas nasceu em São Paulo, Capital. É mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, publicitária e professora universitária. Em suas pesquisas, vem servindo como grande incentivadora na difusão da cultura brasileira, em especial, da canção popular. Há cinco anos produz o projeto que reúne música e poesia, “Conversa com Verso”, destacando-se como autora de resenhas e artigos sobre cultura e consumo e da obra que trata o ambiente musical alternativo “A odisseia do disco na produção do segmento”. Celina também atua como articulista da revista online “Autor”, é apreciadora de poesia e “escrevinhadora de singelos versos”.

Serviço:

Pátria
Celina Lucas

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2007-7
Formato 14 x 21 cm 
72 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home