MEMÓRIAS D'ALMA / Gleide Bárbara

Gleide Bárbara é natural de Três Pontas (MG), e reside atualmente em São Paulo; é, portanto, mineira de alma e paulista de coração. Graduou-se em Psicologia pela Universidade São Francisco (SP). Memórias D'Alma é seu primeiro livro individual publicado, e traz poesias cuja temática se divide em dois movimentos.

E por que movimentos? “A vida é feita de movimentos, estamos sempre nos movimentando pela superfície da Terra e do espírito, transcendendo para algo maior”, explica a autora. O 1º Movimento se define pela contemplação do divino e do profano que habitam nossa alma.

O 2º Movimento pauta-se pelo diálogo entre dois corpos, duas vidas que se descobrem nos movimentos emaranhados do tempo! Memórias D'Alma nos mostra que na vida há movimentos que vivemos com intensidade e realidade, e outros que não nos pertencem, mas os sentimos e os transformamos em palavras.

Um dia a vida me levou ao encontro desta linda jovem chamada Gleide, e ali começávamos um relacionamento em que aprendi a conhecê-la um pouco mais, e é um pouco de quem conheci e da sua essência que gostaria de registrar agora. Ela é uma daquelas pessoas que não se satisfazem com qualquer resposta muito menos com aquelas que já vêm prontas.

É daquelas que querem mais, e que este mais venha com calma. Pequena e grande, agitada e calma, e tudo isto ao mesmo tempo. O título desta obra – Memórias D'Alma – reflete o seu próprio conteúdo e nos apresenta a essência de uma jovem mulher que é assim: intensa, inquieta e curiosa. Você sentirá em cada palavra a inquietude e a curiosidade de alguém que passeia pelas lembranças de sua vida. Uma artista. E o que procura o artista se não apenas trazer um novo olhar sobre questões há tanto discutidas? E é este o olhar que ela nos apresenta.

Nesta obra, o que vemos são as lembranças e projeções de uma alma; além, é claro, de uma releitura da linguagem simples da nossa terra, permeada pela apresentação de temas importantes para a reflexão, como amor, tempo, relacionamentos e sonhos. Vemos aqui também um olhar curioso, que demonstra a sua própria busca e que segue na direção de uma realização pessoal. O poeta é o artífice das palavras que busca a rima e o rítmo nas coisas da vida, das mais simples às mais complexas, e é aqui que se dá o encontro entre a poeta e a mulher.

E deste lado notamos então a intensidade contida na simplicidade. Nas Memórias D’Alma vislumbramos o quanto a alma desta mulher é simples, como simples são seus versos e sua linguagem, oferecendo-nos, por vezes, uma visão da criança curiosa e inquieta que vive em cada um de nós, pois é lá que vive o que de mais belo temos. Este livro é o registro vivo de alguém que procura reconhecer de uma forma profunda sua identidade através de um mergulho na sua essência. Minha recomendação é que se leia atentamente cada verso, cada linha, sem pressa; e deixe-se navegar pela alma desta mulher.

Aproveite cada momento para resgatar também suas próprias lembranças, fazendo desta leitura um exercício silencioso através do qual se pode escutar o que vai dentro da sua própria alma. Ao final de cada leitura experimente fechar os seus olhos e deixe que as suas lembranças se mostrem também. Não tenha pressa, o tempo corre a seu favor, sempre! Então dê tempo ao tempo quando estiver viajando por estas páginas. Só assim você perceberá que tem em suas mãos não um livro de poesias, mas uma coletânea de sentimentos de uma mulher. Obrigado, querida Gleide.
José Carlos O. Froes (froes@4tempos.com.br) - Psicoterapeuta com formação em Expansão de Consciência (ITK) e Psicoterapia Integrativa de Memória e Consciência (IPEC)

Serviço:

Memórias D'Alma
Gleide Bárbara
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2363-4
Formato 14 x 21 cm
76 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home