11 DIAS / Rodrigo Alves

“Um misto incontrolável de ansiedade e medo tomou conta de Ana. ‘Meu Deus, o que é isso?’, pensou. Tinha a certeza de que não deveria estar ali, mas a curiosidade de saber quem estava dentro do quarto a dominava mais do que qualquer suspiro de sensatez. Suas mãos tremiam e a boca secou.” Camila morre! Vítima de bala perdida.

Tico, seu namorado, é um traficante da zona norte de São Paulo e, após assistir por acaso uma entrevista com Jonas, o professor da Camila, decide sequestrá-lo, responsabilizando-o de alguma forma pelo incidente com a garota. Ana, amiga de Camila e aluna de Jonas, presencia o sequestro e, levada pela trama, se envolve em uma combinação de cumplicidade ao agressor e de ajuda ao sequestrado.

Nessa trama, a comunicação entre refém, cúmplice e criminoso promoverá intrinsecamente nos diálogos parte de uma pesquisa historiográfica sobre a Primeira República, o pioneirismo da ciência no Brasil, teorias raciais, Euclides da Cunha, entre outros assuntos pertinentes à transição do período monárquico para a Primeira República.

Ignorando a tradição, Rodrigo Alves constrói uma narrativa mista de estilos linguísticos, 11 dias é a prova disso, trazendo à tona uma fala própria do cotidiano contemporâneo, contrapondo-se e convivendo com uma linguagem formalizada e tradicional. Além de expor uma provocação sobre a própria “grandiosidade” de alguns acontecimentos, o livro é um corajoso relato sobre a periferia da Zona Norte de São Paulo. Narrado em terceira pessoa e de forma concisa, detalha e expõe parte das vidas ignoradas pela sociedade, esboçando-as em um enredo que nos leva a uma conexão dessas vidas excluídas com “grandes” acontecimentos históricos.

Nascido em São Paulo no ano de 1984, Rodrigo Alves passou sua adolescência morando no mesmo apartamento que serve de cativeiro no sequestro narrado em seu primeiro livro publicado: 11 dias. Escritor, pesquisador e pedagogo, pós-graduado em História, Sociedade e Cultura pela PUC de São Paulo. Atuação na educação com prática no lecionar para crianças do Ensino Fundamental. Está no lançamento de seu primeiro romance publicado, com a inserção de sua pesquisa historiográfica, expondo uma metodologia pouco difundida pela literatura tradicional, onde utiliza situações e personagens fictícios para explorar a relação social e historiográfica de regiões e cidadãos marginalizados, contrapondo-se às “verdades” oferecidas nos livros didáticos.

Serviço:

11 Dias
Rodrigo Alves
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-2350-4
Formato 14 x 21 cm 
256 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home