PERAMBULANDOANDO / L. Fernando

“(...) sim, uma proposta de levar a poesia para todos os cantos, independente da classe social e fortalecendo a poesia 'marginal', uma vez que as editoras no Brasil renegavam e renegam os novos autores. Havia também um grande 'preconceito' por parte dos escritores famosos que ficavam à revelia, sempre. Esses movimentos do Grupo Poetasia ajudaram a popularizar mais a poesia e a literatura como um todo.

Muitos recitais de arte e cultura de resistência na forma de protestos ou eventos como Chuva de Poesias, Pipas Literárias, Varais de Poesias, Recitais, entre outros, aconteciam no Spazio Pirandello, por exemplo, onde inclusive fiz alguns lançamentos com o Grupo. Era muito bom, pena que cada um teve que tomar o rumo... O Grupo Poetasia era formado por 'poetas marginais', ou seja, aqueles que publicavam e bancavam seus próprios livros, e saíam vendendo na noite e nos eventos literários. Que bom que alguém se lembre deste movimento que foi único... Entretanto, como o Poetasia – Damião, Moema Cardoso, Avelima, Ricardo, Tarseu Pinto, Bete Medeiros, Fred Maia, coparticipação de Paulo Leminski, entre tantos outros amigos poetas, não tem. O espírito era único! A linguagem era única e a forma também...”
Elizabete Maria de Medeiros

Perambulandoando envolveu pesquisa desde o extinto Grupo Poetasia, que fez chover poesia do alto do Terraço Itália, Martinelli e outros, conforme depoimento supracitado da gentil poetisa, até MPB – Música Popular Brasileira com Nando Reis, igualmente gentil, que dispensa apresentações.

Perambulandoando, de L. Fernando, é a marca de seu retorno a São Paulo – vindo do Rio e indo ao Nordeste, aqui mais denso que no Pretensa (primeiro livro) – o olhar do flâneur em sua tradução do contraponto no ponto, nos caminhos e descaminhos de uma São Paulo que vê antropofágica... seu leitmotiv está no agir do extinto Poetasia, grupo que promovia chuvas de poesia do alto de edifícios por SP, daí “chover” seus escritos pela internet enquanto vê erguer-se a Arena Palestra...
Contato: luisfernandoqueuque@gmail.com

Artista plástico e web designer, Clóvis Stachetti Vesco sempre se interessou pelas artes. Ministrou cursos de desenho e pintura em seu ateliê em Águas de Lindóia (SP), e segue pintando. Aceito o convite para participar deste livro, tenta captar a essência da palavra escrita e a transpor para a arte visual, como se as palavras criassem forma e vida na imaginação do leitor. Sente-se grato pela oportunidade e deseja que apreciem suas ilustrações tanto quanto as poesias, que são do seu apreço.
Contato: clovisvesco@gmail.com

Serviço:

Perambulandoando
L. Fernando
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2505-8
Formato 12 x 18 cm 
68 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home