Receba nossa Newsletter: Nome Email

QUEBRA-CABEÇA / Andréa Lopes

Textos de autoajuda escritos em um agradável tom de bate-papo com o leitor, provocando reflexão e enriquecimento pessoal. No livro, a autora/psicóloga ensina o passo-a-passo de um exercício mental de relaxamento, realizado através da imaginação, fácil de ser realizado.

Saint-Exupéry disse num dos trechos de O Pequeno Príncipe: “Quando sorri o universo fica diferente e ouço música e risos em todos os grãos de areia”. É o que Andréa transmite. Onde passa deixa um rastro de luz, chega de mansinho, sua voz calma e delicada cativa a gente e fica para sempre. Primeiro conhecemos seu coração de anjo espalhado como filha, mãe, esposa, exímia profissional e criatura humana. Depois, bem depois, surge a psicóloga, a jornalista, a professora pós-graduada e o tempo nos familiariza com a mulher portadora de um invejável currículo.

O lançamento de sua recente obra Quebra–cabeça é um presente que reúne excelentes crônicas que abordam temas variados das relações humanas, constituindo-se importante obra de autoajuda a tantos quantos transitam pelas ruelas dos desejos, aspirações, questionamentos e porquês da existência. Deixa marcas profundas de sólida formação religiosa e demonstra sedimentado conhecimento nas searas jornalísticas, psicológicas e de cultura geral. Ao manusear os escritos, são facilmente perceptíveis os conhecimentos pedagógicos, filosóficos e teológicos trazidos em sua farta bagagem. Andréa, que não segue modismos da atualidade, desenvolve os diversos temas com a maestria e fidalguia que lhe são peculiares.

A obra traz inúmeras joias literárias, a exemplo da crônica “Quebra-cabeça”, que dá título ao livro. É uma lição de otimismo e me faz lembrar o estadista americano John Kennedy quando proferiu em um discurso: “O pessimista senta-se e lastima e o otimista levanta-se e age”. As crônicas poderão permitir ao leitor conviver com o bom gosto estilístico, retórico, semântico, rítmico e poético, a exemplo da oração “Agradecimento e Perdão”, que antecede a obra em si e deve estar em nossa cabeceira para que, ao nos deitarmos e levantarmos, nos permita o louvor ao Pai Criador, ao Filho Redentor, ao Espírito Santo Paráclito, à Doce Mãe dos Céus, aos Anjos e aos Santos inscritos no Cânon Celestial. Andréa tem uma passarela pela frente, onde desfilará não só a beleza natural que Deus lhe deu, mas as inúmeras virtudes que a aureolam. Que prossiga nesse apostolado que não finda, tendo por objeto a cultura, pela produção das apreciadas crônicas e no desempenho das diversas missões que lhe são confiadas no exercício profissional ou confessional. Que em cada fragmento de sua vida e história, prossiga mais que nunca a conjugar o verbo amar.
Fernando Costa - Das Academias: Petropolitana de Letras, Brasileira de Poesia, Casa de Raul de Leoni, Letras do Estado do Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Imprensa e Instituto Histórico de Petrópolis.

Andréa Cristina Lopes Garcia nasceu em Petrópolis (RJ). É formada em Webjornalismo pela Faculdade Tobias Barreto, graduada em Psicologia com formação, bacharelado e licenciatura pela Universidade Católica de Petrópolis e pós-graduada em Filosofia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Atua como assessora de comunicação na Câmara Municipal de Petrópolis e na Catedral São Pedro de Alcântara; é jornalista responsável pela Rádio Imperial; jornalista e colunista do jornal Diário de Petrópolis, onde assina as colunas “Andréa Lopes”, “Perfil”, “O que estou lendo” e “Psicóloga”. É acadêmica honorária da Academia Petropolitana de Letras. Andréa Lopes foi homenageada pela Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe), com o galardão “Gente que Faz 2008”. Foi premiada com o Troféu Cidade Imperial 2011 como destaque no jornalismo petropolitano, e sua coluna “Psicóloga” recebeu o Troféu Cidade Imperial – Saúde e Bem-Estar 2012, na categoria “Artigos” (ambos concedidos através de votação popular). Recebeu o título “Mulheres de Ouro da Comunicação Petropolitana” em 2011 e 2012; foi eleita madrinha da comissão de eleição da Festa Personalidades Petropolitanas 2011 e recebeu o título “Mulheres que Brilham 2012”, do programa Tudo de Bom, na TV Vila Imperial. Quebra-cabeça é seu primeiro livro publicado, que espera ser o início de uma coleção reunindo textos de autoajuda que vem escrevendo ao longo do tempo com base em sua rica vivência pessoal e profissional. Escritas num tom de um agradável bate-papo com o leitor, essas crônicas, provocando a reflexão, cumprem a máxima que nos estimula a compartilhar nossos talentos.

Serviço:

Quebra-Cabeça
Andréa Lopes
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-2788-5
Formato 15 x 22 cm 
60 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home