BRUNA VANESSA / Caetano Júnior

Aumentou rapidamente o volume do rádio do carro, a música estava tocando outra vez. O mais certo seria estacionar de imediato num lugar qualquer para apreciá-la melhor sem ter que se preocupar com o trânsito, pena não haver saído mais cedo de casa. Aguçou os ouvidos, decidido a desta vez não deixar passar a oportunidade de descobrir o nome daquela canção e de sua intérprete.

Fora realmente ótima a ideia de instalar aquele rádio, um dinheiro muito bem aplicado. A avenida movimentada como sempre exigia extrema cautela por parte dos motoristas. Até preferiria agora um sinal fechado ou um engarrafamento àquele tráfego veloz. Curiosamente, a canção falava sobre semáforos e automóveis, o alívio da tensão no limiar do barzinho para o happy hour ao final da tarde.
“Em meio à correria de faróis, pedestres,
 e todos os meios de transporte terrestres,
 a vontade de te ver é meu bálsamo de prata,
 a lua no céu inspira minha serenata...”

Bem vindos, leitores, aos mundos de Bruna Vanessa, Ana Cláudia, Cabral e Kele, onde há música e centros cirúrgicos, empresas e sindicatos, incêndios e favelas, onde ocorrem sequestros, pipocam greves, constroem-se unidades residenciais, mas acima de tudo onde se fala sobre amor, confiança, inveja, ciúme, bondade, raiva, egoísmo, medo do futuro, fé em Deus... ou seja, todos os ingredientes que formam a complexidade do coração humano. Boa leitura!

Neste segundo título publicado, Caetano Júnior prossegue em seu estilo característico, ou seja, a exploração de temas cotidianos coloridos em maior ou menor grau com elementos fantásticos ou inusitados. O resultado são estórias vívidas, pulsantes e originais cujo desenrolar conquista a atenção do leitor desde as primeiras páginas. Seus contos cresceram em tamanho e intensidade, mas continuam centrados nos objetivos básicos do ser humano moderno: amor, conforto, sucesso profissional. Desta forma, não é de estranhar que ambientes corporativos formem o pano de fundo das quatro estórias, mais significativo em Greve, menos evidente em A Teoria da Similaridade dos Epitopos.

O toque de realismo fantástico de Mecânica Quântica representa algo inédito no autor, que ainda assim consegue manter o rigor científico por vezes até um tanto exagerado que caracteriza a maioria de seus trabalhos. Na sutileza dos detalhes de cada estória, Caetano Júnior desenha minuciosamente a psicologia de suas personagens, da mais complexa (a perturbada Ana Cláudia, de A Teoria da Similaridade dos Epitopos) às mais previsíveis (como a pragmática mãe de Carolina, em Greve). Intercalando momentos de alta dramaticidade com passagens leves e jocosas, evita com elegância o cansaço emocional do leitor. Sem dúvida, um livro muito bem elaborado, que dificilmente deixará de agradar a quem se proponha a saboreá-lo em suas apuradas minúcias e bem disfarçadas mensagens.

Murillo Cesar Caetano Júnior nasceu em Santos – SP. Técnico em Eletrônica e em Edificações, graduado em Engenharia e em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo, compositor e pianista, estreou na Literatura em 2009 com o livro A Chave  do Almoxarifado de Cianetos e Outros Contos Contemporâneos.

Serviço:

Bruna e Vanessa
E Outras Estórias
Caetano Junior
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-2883-7
Formato 14 x 21 cm 
176 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home