RIO TIÊTE, ESTRADA LÍQUIDA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO / Luiz Nunes de Almeida

A obra “Rio Tietê, Estrada Líquida do Divino Espírito Santo” retrata com fidedignidade plena a manifestação popular religiosa da Festa do Divino Espírito Santo do médio Tietê.
O olhar interno, atento e apaixonado do autor, traz um relato de quem pesquisou e participou por um longo período e registrou com maestria, toda a motivação, a preparação, a organização, os fatos, os acontecimentos, as regras de participação, a conduta, o rito, o pouso, a festa e a essência de todo este movimento.
Com uma leitura de fácil entendimento, podemos nos sentir participantes enquanto leitores de uma das manifestações mais fervorosas do interior paulista. Com uma linguagem simples e com um encadeamento genial, certamente é uma referência para todos que, cristãos católicos ou não, se interessem pela história da religião no Brasil.
O inestimável valor deste trabalho revela um pouco das angústias, das crenças, dos sacrifícios, das ofertas, do compartilhamento e do carinho com os semelhantes que o povo brasileiro preserva mesmo em tempos de rápidas mudanças sócio-político-culturais.
Parabéns ao nosso autor pelo brilhante trabalho e esperança sobre a importância de conhecermos nossas raízes.
Clóvis de Souza Dias
Admistrador e Consultor
Professor Mestre da FACON (Conchas – SP),
FATEC (Tatuí – SP) e FAC (São Roque – SP).

O olhar de Luiz Nunes sobre as irmandades e as Festas do Divino do médio Tietê é objetivo e carinhoso, pois o autor é da terra.
Teresinha Bernardo
Antropóloga – Livre Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC (São Paulo - SP).

Luiz Nunes demonstra, neste livro, capacidade singular para reunir três condições essenciais para encantar o leitor: uma excelente “veia” de pesquisador, um jeito especial de contar histórias e, ainda, precisão e respeito no trato com as atividades religiosas de um povo interiorano e suas representações de mundo.
O produto é um estudo, muito competente e interessante, que suplanta a cientificidade necessária aos estudos dessa natureza e nos transporta a uma viagem inesquecível pela alma misteriosa e encantadora do Rio Tietê em seus “divinos” momentos de fé e de festa.
Luiz Antônio Ferreira
Professor Doutor Titular do Depto. de Português da PUC (São Paulo - SP).

Meu caro Luiz Nunes, seu admirável livro mostra que a “Festa do Divino” continua encantando a todos nós, alegrando nossas almas e preservando a nossa memória.
Josildeth Gomes Consorte
Antropóloga Profª Drª Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC (São Paulo - SP).
   

Nesta obra, Luiz Nunes desenvolve com distinta competência e reconhecida habilidade, o registro da trajetória de comunidades devotas do Divino Espírito Santo do médio Tietê, as quais com sua devoção religiosa mantém viva a prática da solidariedade, característica das irmandades católicas do final do século XIX.
Trata-se de um inestimável resgate da manifestação religiosa local, onde transcende os aspectos históricos, sociais, culturais e religiosos, dignos de serem conhecidos e revividos.
Ismael Forte Valentin
Professor Doutor em Educação, Teólogo, Filósofo, Pedagogo e Coordenador da Área de Ciências da Religião da UNIMEP (Piracicaba-SP).

Nascido na cidade de Conchas SP, Luiz Nunes de Almeida é Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica PUC (São Paulo-SP).
Trabalha nas areas de Antropologia da Religião e de História da Cultura Popular Brasileira na FACON (Conchas-SP), onde dirige o Centro de Extensão Cultural e desempenha a função de Ouvidor.

Serviço:

Rio Tiête, Estrada Líquida do Divino Espírito Santo
Luiz Nunes de Almeida
Scortecci Editora
Cultura
ISBN 978-85-366-2843-1
Formato 14 x 21 cm
168 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home