NASCENTE DA BELEZA / José Eduardo Ferreira Santos

Nascente da beleza: história, arte, religiosidade e música na cultura popular brasileira” é um livro  que convida a percorrer algumas manifestações de beleza do povo brasileiro na sua música, religiosidade, arte, história, festas e procissões. Com um olhar etnográfico descrevem-se essas manifestações que fazem parte da cultura brasileira. Assim, ele foi concebido, antes de tudo, para compartilhar descobertas que representam um pouco da grande diversidade da cultura brasileira.

Está dividido em três partes. Na primeira o leitor analisa alguns aspectos da música popular brasileira, em especial os sambas de alguns grandes compositores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Ary Barroso, Dorival Caymmi e intérpretes como Clementina de Jesus e os artistas invisíveis da periferia de Salvador. Na segunda parte o autor apresenta dois textos sobre história da arte religiosa brasileira, em especial a do centro histórico de Salvador e do barroco mineiro. Por fim, apresentam algumas festas e procissões na cultura popular da Bahia. Este livro é uma resposta a um diálogo em aberto com um amigo que pediu ao autor que nunca deixasse morrer a “nascente da beleza” da cultura brasileira.

“Este livro de José Eduardo Ferreira Santos nos propõe um encontro com esta nascente através da história, arte, religiosidade e música da cultura popular brasileira. Encontro com tantos nomes, melodias e vozes, cantando gratidão, amor e dor, nascimento e morte. Ler este livro alimenta a esperança por nos fazer descobrir que a experiência de beleza se faz presente no quotidiano do nosso povo, presença muitas vezes invisível como os artistas da periferia de Salvador a cujo conhecimento o autor nos introduz, no entanto tenaz – ele mesmo afirma “capaz de empoderar a pessoa”, dentro de uma realidade social complexa e dramática, fator de “proteção e ressignificação da vida das pessoas”.

Como tal, a experiência da beleza é uma promessa permanentemente repetida aos nossos ouvidos e ao nosso coração. E por isso nos dispomos ao intenso percurso de contemplação, reflexão e memória que esta leitura nos oferece, feitos quase que peregrinos, em nossa mendicância de beleza e sentido, em uma comunhão de espírito com os membros da Irmandade na procissão da festa do Rosário e os romeiros de Nossa Senhora das Candeias e da Nossa Senhora da Boa Morte, evocados no texto. Com imensa gratidão ao autor-testemunha de tanta beleza: obrigada José Eduardo!”
Marina Massimi

José Eduardo Ferreira Santos nasceu no subúrbio ferroviário de Salvador, na área conhecida como Novos Alagados, em Plataforma. Filho de Maria Helena Ferreira Santos e José Silva Santos, é Pedagogo (UCSal), Mestre em Psicologia (UFBA), Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Doutorando em Cultura Contemporânea (PACC – UFRJ). Atualmente é professor e pesquisador no Instituto de Psicologia da UFBA, na condição de bolsista CAPES (Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado). Trabalha desde 1994 com projetos sociais na área de Novos Alagados e se dedica à pesquisa e intervenção desde 1996, a partir das mudanças ocorridas nessa localidade. Nos últimos anos tem realizado trabalhos na formação de professores e publicado artigos em revistas e livros em âmbito nacional e internacional. É autor dos livros Travessias: a adolescência em Novos Alagados e Novos Alagados: histórias do povo e do lugar (ambos pela EDUSC, 2005) e Cuidado com o vão: repercussões do homicídio entre jovens de periferia (ED-UFBA, 2010) onde analisa oportunidades e riscos presentes em contextos de vulnerabilidade social. Após o doutorado o autor está desenvolvendo a pesquisa sobre arte invisível dos trabalhadores da beleza nas periferias de Salvador, em parceria com o fotógrafo italiano Marco Illuminati, descortinando o universo da cultura  e da arte muitas vezes esquecido quando falamos do subúrbio da cidade. O autor atualmente é curador e responsável pelo Acervo da Laje, que reúne centenas de obras artísticas e históricas do Subúrbio Ferroviário de Salvador.
E-mails: ferreirasantosenator@gmail.com dinhojose@bol.com.br
Créditos Fotográficos:
Marco Illuminati

Serviço:

Nascente da Beleza
História, Arte, Religiosidade e Música na Cultura Popular Brasileira
José Eduardo Ferreira Santos
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-2992-6
Formato 14 x 21 cm 
144 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home