O MORRO DOURADO / Simon Nobre

Um homem desconhecido, de barba e cabelos compridos, surge, de súbito, em uma cidade pequena e sem que ninguém saiba os motivos, resolve demorar-se por lá. Quase ao acaso, ele acaba envolvendo-se no cotidiano dos moradores, despertando desconfianças e antipatia de comerciantes e autoridades municipais, como o prefeito e o juiz de direito.

Coincidentemente, uma série de registros policiais, como sequestro, atentado e estupro, começam a acontecer no outrora pacato município, logo relacionados à presença do visitante misterioso. Condenada a conviver com a falta de emprego, condições de vida precária e corrupção política, a cidade não tem como suportar tais problemas e a população exige a expulsão do forasteiro. Ciúme, intriga, inveja e relacionamentos amorosos ocultos apimentam o enredo deste surpreendente romance, narrado com um delicioso toque de humor.

O ponto de partida deste romance é a presença inesperada de um homem desconhecido em uma pequena cidade do interior que bem poderia ser qualquer uma das tantas cidades brasileiras que, ao contrário do que se espera, a população diminui a cada ano. Os problemas culturais e sociais do lugarejo são explorados ao extremo pelo autor e o leitor, mesmo morando em cidades grandes ou, mesmo, de porte médio, não se demorará em identificá-los e relacioná-los a algum lugar que tenha conhecido ou passado por lá. Comportamentos autoritários e discriminatórios de alguns personagens, perdidos no tempo e no cotidiano provinciano da pequena cidade, contrapõem-se ao desejo dos jovens na busca por uma vida mais próxima de uma realidade vivida em outros lugares, e é nesse ambiente árido e retrógrado que nasce uma intensa paixão entre duas pessoas que têm suas vidas cruzadas quase que por culpa do acaso.

O romance penetra por uma quase indecifrável explicação, comumente atribuída às “coisas do coração”, para tentar compreender o que leva duas pessoas desconhecidas a se amarem tão intensamente desde que se veem pela primeira vez, mas Simon Nobre vai mais além e procura demonstrar ser possível amar a outrem antes mesmo de conhecê-lo. O resultado é uma bela história de amor que tem como pano de fundo um ambiente hostil, onde tudo conspira contra esse sentimento.

Professor universitário e radialista, Simon Nobre divide o seu tempo, e o seu coração, entre as cidades de Brasília e Sobral, no interior do Ceará. O Morro Dourado é o seu romance de estreia, de uma lavra de outros que escreveu e pretende, futuramente, publicar.  

Serviço:

O Morro Dourado
Simon Nobre
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-3024-3
Formato 14 x 21 cm 
288 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home