MACHADO POR UMA MACHADO / Rossidê Rodrigues Machado

Desde pequena, antes mesmo de saber a ler e escrever, Rossidê Rodrigues Machado, aprendeu a admirar Machado de Assis, um brasileiro de origem humilde que, por sua inteligência ímpar, esforço e empenho, tornou-se um renomado escritor e fundador da primeira academia de letras do Brasil. Leitora de seus contos e romances, agora faz uma homenagem reverente a uma faceta não tão conhecida do escritor: a de poeta.

Para tal, selecionou algumas dezenas de poemas de Machado de Assis e as reuniu neste Machado por uma Machado, almejando que este livro venha fazer parte do acervo de escolas, livrarias e bibliotecas e, assim, tornar acessíveis, lidas, apreciadas e admiradas pelos leitores de nosso país e no mundo as poesias deste personagem extraordinário que enche de orgulho a nós, brasileiros.

Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), filho de um mulato pintor de paredes e de uma portuguesa, nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839. Criado no Morro do Livramento, aos 15 anos já demonstrava sua vocação para a literatura ao publicar o poema “Ela” na Marmota Fluminense. A partir de 1858, colaborou com jornais e revistas do Rio de Janeiro, publicando contos, crônicas e críticas teatrais. A participação na imprensa aumentou ao lançar grande parte de seus romances, em forma de folhetim, em O Globo, O Cruzeiro e Gazeta de Notícias. Sua obra passa por todos os gêneros, inclusive a poesia, mas é somente com Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, que o escritor deixa sobressair o lado trágico da vida, o humor ferino e a contradição da alma humana. São desta fase: Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires. Em 1896, Machado de Assis fundou a Academia Brasileira de Letras, e no ano seguinte foi eleito seu primeiro presidente. No dia 29 de setembro de 1908, doente, morre um dos maiores e mais famosos escritores brasileiros.

Rossidê Rodrigues Machado nasceu na cidade de Jataí (GO) e reside em São Vicente (SP). É Mestre em Educação, Administração e Comunicação; professora de Geografia, artista plástica em óleo sobre tela; desenhista (desenho artístico), e autora de um projeto autônomo de Educação Ambiental. Membro da Academia de Letras de São Vicente, recebeu diversos prêmios em concursos literários de poesias, contos e crônicas, em âmbito nacional e internacional. Com participação em mais de uma dezena de antologias literárias, é autora do livro Oásis de Expressão – Reflexão e Estímulo – Um Novo Tempo (Scortecci, São Paulo, 2011).

Serviço:

Machado Por Uma Machado
Rossidê Rodrigues Machado
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2966-7
Formato 14 x 21 cm
92 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações.

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home