RELATOS DE UMA ADOLESCENTE EX-VICIADA EM DROGAS / Joana D'Arc

Relatos de uma adolescente ex-viciada em drogas, novo livro de Joana D’Arc, é baseado em fatos reais e conta a trajetória de uma garota que, aos treze anos de idade, movida por uma crise existencial, fato bastante comum na adolescência, envereda pelo mundo das drogas, deixando para trás a escola e a família. Para manter o vício e a dependência, a garota vai viver numa favela e torna-se prostituta.

Em nome de uma falsa liberdade e embalada pelas drogas, participa e experimenta de tudo, convivendo com traficantes no submundo do crime. Relaciona-se com jovens de classe média, que, como ela, também buscam refúgio num mundo supostamente maravilhoso. Anos depois, ainda na adolescência, dá à luz uma criança portadora do vírus HIV. Descobre-se, então, soropositiva e vivencia todo o drama de ser portadora do vírus da AIDS, desde a exclusão social até o sofrimento ao qual são submetidos os doentes. Abandonada pelos amigos, sozinha e esquecida em seu leito de morte, encontra o tempo necessário para refletir e põe-se a relatar sua história, na esperança de que seu sofrimento sirva de exemplo aos adolescentes que, como ela, também buscam um barato legal e emoções bem transadas no mundo das drogas.

No início do ano 2000, conheci uma menina, que se transformou na protagonista de Relatos de uma adolescente ex-viciada em drogas. A partir de então, realizei inúmeras pesquisas em entidades que amparam dependentes químicos e que auxiliam moral e financeiramente os doentes de AIDS. Pesquisei também sobre a prostituição de menores.

Conheci muitos adolescentes e suas histórias de vida, mas a que me instigou e originou este livro foi a de Karina (nome fictício), uma bela garota ainda na adolescência, vítima das circunstâncias da vida. Durante dois anos acompanhei-a, ouvi seus relatos e participei de sua vida com objetivo claro de escrever esta obra. Ela sabia e não se incomodava em narrar-me suas vivências. Acompanhei-a também quando a doença já se manifestava, debilitando-a. Anos se passaram, porém o conteúdo de seus relatos continua muito presente.
A Autora

Joana D’Arc é de São José dos Campos (SP), graduada em Códigos e Linguagens e pós-graduada em Psicopedagogia. Seu primeiro livro, Uma paixão inesquecível, também publicado pela Scortecci, nasceu como hobby. Já Relatos de uma adolescente ex-viciada em drogas é resultado de muitas pesquisas e dedicação, de trabalho voluntário em instituições específicas, pois a autora trabalha com adolescentes e convive diariamente com seus problemas, principalmente com a dependência química e suas terríveis consequências. Infelizmente, muitos adolescentes continuam se perdendo nas drogas e são privados de liberdade, recolhidos em fundações. Outros se perdem na prostituição e acabam infectados pelo vírus da  AIDS. Joana D’Arc deseja que, a partir da leitura desta obra, os jovens possam refletir sobre suas vidas, no quanto prejudicam também seus familiares e, quem sabe, buscar ou aceitar ajuda enquanto é tempo.

Serviço:

Relatos de Uma Adolescente Ex-Viciada em Drogas
Joana D'Arc
Scortecci Editora
Literatura
ISBN 978-85-366-3007-6
Formato 14 x 21 cm 
208 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home