PODERES E LUGARES DE MINAS GERAIS / Maria do Carmo Pires / Francisco Eduardo de Andrade / Alex Fernandes Bohrer (organizadores)

Poderes e Lugares de Minas Gerais: um quadro urbano no interior brasileiro, séculos XVIII-XX - Trabalhar os conceitos e os supostos teórico-metodológicos, conceber (re)leituras documentais, articular interpretações inovadoras e afinar o conhecimento da memória histórica são os objetivos desta obra que reúne pesquisas sobre a configuração política e econômica, a territorialidade e o quadro sociocultural dos lugares de Minas Gerais, entre os séculos XVIII e XX.

Serviu de pretexto à ampla reflexão historiográfica aqui proposta, o relevo da memória de instituição dos poderes camarários nas Minas Gerais, pois a criação das vilas, em 1711, marcou a inserção política e econômica do interior americano nos domínios do Estado luso. Dentre as experiências de urbanização, constituídas em unidades municipais, destacou-se a de Vila Rica e a da cidade de Ouro Preto, cuja história secular elevou-se à figuração privilegiada da história mineira. Com efeito, esse lugar, articulado por intensas relações sociais e políticas, sede governamental da capitania e da província de Minas Gerais, determinou os objetos da pesquisa historiográfica e ainda assumiu, já no século XIX, o traçado monumental do passado singular do mineiro no concerto nacional.

Maria do Carmo Pires é graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1994), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Professora Adjunto III do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e atua principalmente nos seguintes temas: Igreja, justiça, Brasil colônia, cultura, Minas Gerais, câmara municipal, poder local e patrimônio histórico-cultural. É autora do livro Juízes e Infratores: O Tribunal Eclesiástico do Bispado de Mariana (1748-1800). Participou da organização dos livros Casa de vereança de Mariana: 300 anos de História da Câmara Municipal e Valor Patrimonial e Turismo: limiar entre História, Território e Poder.

Francisco Eduardo de Andrade é Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é consultor da Autêntica Editora e Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da história, mineração, fronteira, agricultura e administração do Estado português na América. É autor dos livros: A invenção das Minas Gerais: empresas, descobrimentos e entradas nos sertões do ouro da América portuguesa e Entre a roça e o engenho: roceiros e fazendeiros em Minas Gerais, primeira metade do século XIX.

Alex Fernandes Bohrer possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (licenciatura/2003 e bacharelado/2004) e mestrado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É doutorando em História Social da Cultura, na FAFICH/UFMG, onde estuda o Estilo Nacional Português em Minas Gerais. Foi fundador e primeiro presidente da AMIC (Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo), entidade que se destaca pela promoção e incentivo à preservação do patrimônio histórico de Cachoeira do Campo, Minas Gerais. Presidiu a Câmara Setorial de Turismo de Cachoeira do Campo, coordenando o Projeto “Portal Cachoeira”. Foi Historiador da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, produzindo uma série de textos sobre a história desta importante cidade brasileira. Foi membro titular do Conselho de Patrimônio e do Conselho de Turismo do município de Ouro Preto. Foi professor da FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto), onde lecionou as disciplinas Iconografia Cristã, História da Arte do Brasil e Barroco Mineiro. Atualmente é Professor Efetivo do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais). Possui diversos textos publicados sobre Barroco Mineiro e História de Ouro Preto, no Brasil e exterior, entre eles cumpre destacar o livro Ouro Preto: Um Novo Olhar.

Serviço:

Poderes e Lugares de Minas Gerais
Um Quadro Urbano no Interior Brasileiro, Séculos XVIII - XX
Maria do Carmo Pires (org.)
Francisco Eduardo de Andrade (org.)
Alex Fernandes Boher (org)
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-2915-5
Formato 14 x 21 cm 
252 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home