EU CONTO AS FÁBULAS DA AMAZÔNIA / Chaguinha do Biá

Neste pequeno e aconchegante livro intitulado Eu Conto as Fábulas da Amazônia, foi escrito doze textos em versos, que falam com exclusividade dos animais dessa grande e arrojada floresta equatorial chamada de Pulmão Verde.

Por isso, eles são dedicados com muito carinho a vocês, amigos leitores, de todas as partes desse imenso planeta terra, que estão engajados na preservação do nosso meio ambiente, começando por onde você mora, em casa, na rua, no bairro, na escola, na cidade, no estado, no país e finalmente o nosso planeta terra, e procuram novas aventuras na literatura, descobrindo na fábula uma forma liberal de expressão e ao mesmo tempo um grito de alerta contra a nossa Amazônia.

Chaguinha do Biá, pseudônimo literário de Francisco das Chagas Teixeira Souza, professor, poeta, ornitófilo, ilustrador e fotógrafo, nasceu em 15 de julho de 1957 no seringal Vitória, rio Mamoriazinho, afluente do rio Purus, município de Lábrea, Estado do Amazonas. Filho de Franklin Teixeira de Souza (Biá), funcionário público, natural do Estado do Ceará, veio para o Amazonas como soldado da borracha em l945 e Maria Bezerra de Souza (Polônia), amazonense, agricultora, seringueira, filha de cearense, ambos já falecidos. Entrou para o Serviço Público Municipal, através de concurso de provas e títulos, em 1996, na função de Agente de Educação Rural, da Prefeitura Municipal de Manaus.  Em 2003, concluiu o Curso de Pedagogia, com Habilitação em Magistério de 1ª à 4ª série, através  do Programa Especial de Formação Docente, Rede Pública, em convênio com a Universidade Federal do Amazonas, na área referente a Ciências Humanas. Em 2005, assumiu mais uma Cadeira no Magistério de 1ª à 4ª série, através de concurso de provas e títulos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Ainda em 2005, assumiu através do Processo Seletivo para Diretor de Escola, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a direção da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, em fevereiro de 2007 assumiu a direção da Escola Municipal Jorge Amado, em setembro de 2008, começou o curso de Pós-Graduação, em Especialização da Gestão da Educação. Em 11 de maio de 2010, ganhou o prêmio de literatura em poesia do PROARTE da Secretaria de Cultura do Amazonas, em 17 de junho de 2010, entrou em processo de readaptação de função e vai trabalhar na Escola Municipal Maria Auxiliadora, na função de Auxiliar de Biblioteca. Em outubro de 2011, é nomeado Secretario da Escola Municipal Rubem da Silva Peixoto, onde trabalha atualmente.

Serviço:

Eu Conto as Fábulas da Amazônia
Chaguinha do Biá
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2957-5
Formato 14 x 21 cm 
100 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home