O SEGREDO DA AMOREIRA / Jenny Rugeroni

No final da década de 1950, na cidadezinha de Vila Moura, a empregada doméstica Maria Isabel vive uma paixão com Lucas Martins, filho do fazendeiro mais rico da região. Lucas não tem coragem de enfrentar a família e abandona Isabel, que depois descobre estar grávida e acaba abortando. Lucas se casa com a filha de outro fazendeiro, e Isabel com seu amigo de infância Ricardo, que sempre a amou.

Trinta anos depois, quem vai se casar é Luciana, a filha de Isabel. Por coincidência, o noivo é filho de Lucas Martins. Isabel terá que enfrentar todas as questões mal resolvidas do passado. Será que o seu casamento sobreviverá?  

“Não aprendi a ter coragem (...) A gente aprende a ser boa esposa e boa mãe, a esquecer da gente e viver para os outros. Mas ninguém ensina como se deve agir quando se tem medo. Ninguém espera que a gente tenha medo. A gente tem o dever de ser forte o tempo todo. Isabel sempre se julgara uma pessoa forte. No entanto, às vezes se surpreendia com a própria fragilidade. Na adolescência, a empregada doméstica Maria Isabel apaixonou-se por Lucas Martins, filho de sua patroa.

Mas Lucas teve o caráter moldado pela educação distorcida que recebeu dos pais, e a paixão tem trágicas consequências. Trinta anos depois, Isabel está casada com Ricardo e sente-se tão realizada quanto a sua condição permite. Os tempos difíceis haviam passado; hoje seus filhos abriam caminho e conquistavam sua posição no mundo. Tudo parece estar bem. O segredo está tão bem guardado que ela quase não se lembra do que aconteceu. Ao receber a notícia do casamento de sua filha Luciana, Isabel compreende que corre perigo. O passado está novamente diante dela. Velhas lembranças ressurgem como fantasmas, ameaçando seu casamento e a segurança cuidadosamente construída ao seu redor.

Jenny Rugeroni nasceu em São Paulo, em 1975. Ainda criança, mudou-se para o interior do estado com a família. Ganhou seu primeiro prêmio literário aos doze anos, e desde então não parou de escrever. Atualmente é bancária, formada em Comércio Exterior e mãe de dois filhos. Em 2011 publicou o livro “A Herdeira do Silêncio”, que narra a história de uma família ao longo de três décadas, tendo como pano de fundo o Brasil atual. O sucesso foi tão grande que ela decidiu publicar também o romance que escreveu aos dezessete anos. “O Segredo da Amoreira” é fruto da imaginação de uma adolescente, mas está longe de ser uma história de amor açucarada. Ao longo da narrativa, ela descreve com surpreendente maturidade os pensamentos e emoções da protagonista, uma mulher de cinquenta anos que carrega um segredo tenebroso da juventude. Jenny Rugeroni é também autora de vários contos e crônicas de sucesso, entre eles os premiados “Identidade”, “Um passo no escuro”, “O crucifixo”, e “A idade do exagero”. Escreve para o blog “Fluindo o Olhar” http://fluindolhar.blogspot.com.

Serviço:

O Segredo da Amoreira
Jenny Rugeroni
Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-3083-0
Formato 14 x 21 cm 
160 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home