O DESEJO NO ESCURO / Marcelo de Alcântara

Surpreendente. Pelo olhar de um homem já maduro, a narrativa nos leva à cumplicidade com o drama verídico de um jovem de 19 anos que, ao descobrir-se gay, recusa obstinadamente a própria sexualidade. Enquanto descreve uma parábola íntima de sofrimento e redenção do garoto, tece um olhar polêmico sobre a descoberta do desejo homossexual em meio à resistente homofobia que se perpetua na sociedade contemporânea.

Entretenimento garantido, de um saboroso estilo literário emerge um texto envolvente. O autor parece ter encontrado um modo suave, porém vigoroso, para abordar mitos e ignorância sobre a homossexualidade. Enquanto narra uma história de superação, mergulha em questões impactantes do universo gay. É como se nos convidasse a olhar por uma brecha a vida secreta do moço e a trilhar junto com ele o caminho da superação de preconceitos e estereótipos sociais.

No entanto, o pano de fundo é o amadurecimento humano: não há como passar indiferente pelo livro. Identificando-se ou não com o texto, como um “endoscópio” sutil ele acaba nos levando a visitar nosso próprio interior. Vasto e desconhecido mundo, é preciso coragem. Quem correr o risco ouvirá um apelo universal evocado a todo instante: “Seja você mesmo em plenitude”. O autor celebra o livre arbítrio para que, no decorrer da leitura, qualquer um possa olhar para dentro de si e, por que não dizer, redescobrir-se.  Um texto que desliza, como se a cada capítulo quiséssemos desvendar segredos, é um convite de libertação à mente, à alma e ao coração.

O livro conta a história real do autor que, ao descobrir-se homossexual, viu seu mundo transfigurado de pernas para o ar no fim da adolescência. Ao mesmo tempo, é uma instigante panorâmica reflexiva sobre a homossexualidade. Através do testemunho de um enrustido de 40 anos saindo de vez do armário, em tom confessional um homem já maduro retoma sua história a partir do jovem que se descobriu gay aos 19 e vasculha 21 anos de gradual dissolução do enrustimento. Rompendo obstáculos íntimos e sociais, disseca estereótipos da homossexualidade enquanto aborda um processo dramático de autoaceitação.

Hipocrisia e verdade, medo e coragem, castração e liberdade, isolamento e integração, tristeza e felicidade, apatia e desejo, depressão e euforia, frieza e afeto, ódio e amor, ao tratar do processo de assumir a verdadeira identidade o autor se refere o tempo todo ao amadurecimento emocional humano, que independe de gênero ou orientação sexual. Ainda um tabu, a homossexualidade desperta interesse e curiosidade. Buscando uma comunicação universal, o livro quer falar a todos sobre tolerância e “diferença”. Afinal, sabendo ou não, quem não convive diariamente com homossexuais? E quem não tem ao menos um homossexual na grande família? Para enrustidos sociais, um chamado à libertação. Para assumidos, diversão informativa. Para mães e pais desnorteados, esclarecimento sobre a “opção” de um filho homossexual. Para toda a sociedade, um convite à reflexão sobre respeito e compreensão do outro.

Marcelo de Alcântara nasceu em 1971 em Floriano, Piauí. Funcionário público e escritor, após sucessivas experimentações nos cursos de Psicologia (UFPA - 1990), Direito (UNIFAP - 1992) e Geografia (USP - 1998) graduou-se bacharel em Letras pela FFCLH-USP em 2010. Apesar da experiência acadêmica, seu vínculo com a escrita nasceu da curiosidade ao observar os pais e os irmãos mais velhos devorando clássicos da literatura brasileira e mundial. Devido ao emprego de seu pai, e às frequentes transferências para várias regiões do país durante a infância, teve uma formação multicultural. Entre o vaivém pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, Belém do Pará era a referência para onde a família sempre voltava. Radicado no Sudeste desde 1996, vive na capital de São Paulo. “O Desejo no Escuro” é seu primeiro livro publicado.
Contato com o autor  http://odesejonoescuro.blogspot.com.br

Serviço:

O Desejo no Escuro
Marcelo de Alcântara
Scortecci Editora
Autobiografia
ISBN 978-85-366-3028-1
Formato 14 x 21 cm 
260 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home