PRÁTICAS PSICOTERÁPICAS E RESILIÊNCIA / Cornélia P. Rossi / Liana Netto

A Experiência Somática (SE®) é uma técnica naturalista, criada pelo norte americano Peter Levine (doutor em Biofísica Médica e Psicologia), baseada na neurociência, na etologia e nas tradições de psicologias somáticas. Voltada para a prevenção e tratamento dos efeitos psicológicos e psicossomáticos decorrentes da exposição ao trauma, já alcança os seis continentes, é ensinada no Brasil há 14 anos e vem sendo inserida em campos de aplicações diversos, como consultórios, projetos sociais e situações de emergências, revolucionando todas as áreas em que tem sido aplicada. Com o intuito de incentivar e manter corrente as reflexões científicas baseadas no SE® em contextos tão diversificados, as organizadoras realizaram a presente coletânea de artigos, escritos por professores e profissionais da Experiência Somática no Brasil, e convidam o leitor a fazer parte deste Diálogo com a Experiência Somática.

Na literatura há um crescente corpo de conhecimentos acerca da resiliência, mas pouco consenso sobre os fatores que promovem ou diminuem a resposta resiliente. Vulnerabilidade e resiliência podem ser compreendidas como extremos opostos de um continuum, em que vulnerabilidade significa tendência para o desenvolvimento de patologias, e resiliência se refere a comportamentos positivamente adaptativos. Indivíduos resilientes também manifestam reações transitórias ao estresse, geralmente de grau leve a moderado, por curtos períodos de tempo e que não interferem significativamente no desempenho de sua rotina. Assim, a manifestação de sintomas é considerada normal durante um curto período de tempo após o evento traumático.

A patologia será definida pela presença de sintomas que se prolongam, em função de uma alteração da resposta natural de medo que se perpetua, suscitando o desenvolvimento de condições biológicas mal adaptadas. Em outras palavras, quando ocorre uma falha no restabelecimento de uma reação biológica normal e universal. Restabelecer-se é a característica do padrão resiliente, facilitada por um ambiente continente que favorece o confronto com a vulnerabilidade humana e que permite o manejo do estresse associado ao evento, promovendo o crescimento e o aprendizado. Muitas publicações científicas apontam para a utilidade das intervenções psicoterápicas em sujeitos cujas reações ao estresse não apresentam remissão, mantendo-os incapacitados e disfuncionais. A Experiência Somática (SE®) é uma abordagem que ativa os recursos naturais de resolução do trauma, empregando a conscientização das sensações corporais para ajudar as pessoas na renegociação dos resíduos de energia nervosa traumática. Com o apropriado direcionamento da consciência para as sensações corporais, os indivíduos tornam-se capazes de acessar seus recursos inatos de imunidade ao trauma (autorregulação), permitindo que o excesso de ativação das respostas defensivas de sobrevivência seja liberado de forma gradual e segura, com importante redução dos sintomas traumáticos. Identificar o trauma psíquico, manejar e prevenir seus efeitos, é uma necessidade emergente na clínica dos profissionais de saúde, uma vez que a exposição ao trauma é um evento inevitável na vida das pessoas.

PARA CURSOS DE SE® NO BRASIL:
ABT: www.traumatemcura.com.br
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOTRAUMATOLOGIA:
www.ijba.com.br

Cornélia P. Rossi é Bióloga e psicóloga, professora e supervisora em cursos de Experiência Somática pela Associação Brasileira do Trauma (ABT), trabalha na clínica psicoterápica com abordagens corporais. Uma das fundadoras da Associação Brasileira do Trauma, fazendo parte da sua diretoria. Membro do Board of Directors do SE® Internacional, fundou e coordena as atividades da Somatic Experiencing Research Coalition que estimula a produção científica em SE® mundialmente e iniciou o Grupo Científico da ABT no Brasil.
corneliarossi@corneliarossi.com

Liana Netto é Psicóloga clínica, doutoranda em Medicina e Saúde (Universidade Federal da Bahia). Ensina e supervisiona cursos de Experiência Somática no Brasil e de Pós Graduação no Instituto Junguiano da Bahia / Escola Bahiana de Medicina, onde também coordena a Pós em Psicotraumatologia, desenvolvendo um diálogo entre a abordagem analítica e a Experiência Somática. Cofundadora e coordenadora do Projeto Social Mãe Providência que, desde 2011, atende gratuitamente vítimas de trauma que sofrem de transtornos ansiosos na população carente de Salvador-Bahia.
lianetto@uol.com.br

Serviço:

Práticas Psicoterápicas e Resiliência
Diálogos com a Experiência Somática
Cornélia P. Rossi
Liana Netto

Scortecci Editora
Psicologia
ISBN 978-85-366-3148-6
Formato 14 x 21 cm
356 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home