FELICIDADE: DÁDIVA DIVINA / Rute Raposeiro

Felicidade é o tema que dá nome ao livro. Através da solidão, a autora recorre à saudade para extravasar seus sentimentos; em suas poesias aparece sempre a esperança da felicidade. Percebe que há diversas formas de ser feliz, cita em diversas poesias as dádivas que já alcançara através de seu amor e de seus filhos, suas dádivas divinas. A autora fala de seu amado que se foi, deixando-a na solidão cuja dor está presente até mesmo nos poemas à Natureza.

Como ela diz na apresentação, é graças ao seu estado de espírito que surge este livro. A solidão lhe traz a inspiração e a presença de Deus. Há uma constante em seus poemas: A Paz que vem de Jesus. Além da saudade, a solidão e a felicidade há também a solidariedade, presente no poema: "Jesus menino de rua". Como em Oferendas,ela encerra com um poema concreto: Fechamento.

Ao iniciar este segundo livro de poesias, percebi que ainda estava em “crise de identidade” e mantinha permanentemente um diálogo comigo mesma (o que gerou inúmeras poesias). Por isso a maioria das poesias denota o meu “estado de espírito”. Mas muitas delas falam da Felicidade, e a Dona Felicidade é uma dádiva divina; daí o título do livro advindo do texto da dedicatória, que dá origem também à capa: uma tela a óleo pintada por mim. Durante muito tempo estive em tratamento psicoterápico, para ajudar-me a superar minha perda (em 1991, perdi meu marido). Em 1994, surpreendi-me a escrever várias poesias nas quais eu percebia a presença de alguém especial em minha vida. Era a Dádiva de Felicidade que me faltava. Finalmente a Dona Felicidade se mostrava para mim. Sempre tive Deus como “aliado”, mas durante essa época eu o sentia mais perto. Parei de sentir-me solitária e comecei a usufruir de uma paz duradoura, não só a paz que sinto ao escrever uma poesia, que é uma constante no meu momento poético. É uma paz diferente que só encontramos em Jesus. Os temas mais abordados nas poesias são saudade, felicidade, crise existencial, amor, solidariedade, entre outros.

“Eu sou Rute Raposeiro, poetisa e professora
a gostar de poesia quero ensinar-lhes agora”.
Nasci em Pirassununga, num dia muito feliz,
o que quero exaltar é que fui boa aprendiz.

Fiz as primeiras letras em um Grupo Escolar,
mas tive muito cedo que os estudos deixar.
Só aos vinte e nove anos a estudar eu voltei,
então com muito esforço em letras eu me formei.

Desde muito pequena já gostava de poesia,
porém nenhuma guardava, e assim ela morria.
Mas durante o curso de letras recomecei a compor.

Hoje aqui eu conto, sem esconder minha alegria,
sempre eu lecionei, com afeto e muito amor,
sonho confesso é: meus livros editar, seja como for.

Serviço:

Felicidade:
Dádiva Divina
Rute Raposeiro

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-3157-8
Formato 14 x 21 cm
76 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home