UM EMIGRANTE EM MOVIMENTO / Hans Freudenthal

O livro narra a história da vida do autor, desde sua infância em Berlim, Alemanha, onde testemunhou a intolerância nazista frente à sua família de origem judaica. Sua mãe largou a família e fugiu. Veio a São Paulo aos 11 anos com pai e irmão. Foi odontopediatra por 46 anos e só começou a escrever depois de aposentado. Faz parte de um grupo de escritores do Clube Paulistano que há 10 anos se reune semanalmente. Este livro foi vertido e publicado na Alemanha.

De mãos dadas com o leitor, Hans Freudenthal se movimenta pelo caminho de sua vida. Começa na Alemanha, testemunhando em criança as ameaças do Nazismo. Disto resulta sua emigração para o Brasil aos onze anos de idade. Entrosado à nova pátria, Hans continua seus estudos até se formar pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Após dois anos de especialização nos Estados Unidos, abre seu consultório de odontopediatria na capital paulista, clinicando durante 46 anos e atendendo mais de 5 mil crianças.

Neste período, entre 1953 e 1999 esteve casado e celebrou o nascimento de seu filho Daniel. Só depois de aposentado Hans Freudenthal começa a produzir textos literários, frequentando oficinas de estudos e ganhando diversos prêmios. Publicou três livros: Homens e Velhinhas, Tigres e Sardinhas (Edicon, 2004), Agora vai, contos e haikai (2006) e O sobrevivente – de refugiado a escritor (Edicon, 2008). A obra atual foi escrita aos 81 anos de idade. Um Emigrante em Movimento não é uma mera autobiografia linear. O autor intercala confissões honestas, sentimentos profundos, opiniões fortes e vários dos seus contos na tecelagem de sua narrativa. Intermediada de humor, a leitura é fluente, agradável e comovente. Impossível não se identificar com alguns episódios – e talvez discordar de certos argumentos. O autor pode ter idade madura, mas seu estilo é jovem e dinâmico. Participe desta caminhada e emocione-se.

Hans Freudenthal é um apaixonado. Seu depoimento é exemplo de fibra e superação. Isso pode parecer heroico ou mesmo distante, mas Hans nos mostra que foi a partir da sua tão humana fragilidade, do destino de refugiado e perseguido que venceu. A vitória deste homem é a seiva que o percorre. Um Emigrante em Movimento verbaliza a vida de forma irônica e leve que, aos 81 anos, pulsa e comove. Vale viver, vale ler.
Helô Bello Barros

Serviço:

Um Emigrante em Movimento
Hans Freudenthal
Scortecci Editora
Autobiografia
ISBN 978-85-366-1735-0
Formato 14 x 21 cm
132 páginas
2ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home