TALENTO, A VERDADEIRA RIQUEZA DAS NAÇÕES / Alfredo Assumpção

O que é talento? A partir desta pergunta, que o próprio autor faz logo na introdução do livro, envolve o leitor no torvelinho economico da humanidade, trazendo a relevo um universo de verdades palpitam e seduzem. O autor esmerilha todos os pontos nodais e subjacentes do talento. Algumas das frequentes perguntas respondidas pelo autor:


1. O que é talento?
2. Como o talento influencia na formação da riqueza das nações?
3. Por que a economia política depende de talentos?
4. O que fazer para se tornar um talento necessário às empresas?
5. Por que o mundo acadêmico falha na formação de talentos?
6. Por que um talento se torna obsoleto e ultrapassado?
7. Por que um talento fica desempregado?
8. Por que a caoticidade da economia influencia na escassez de talentos?
9. Por que o talento é o novo gladiador na conquista de mercados globais?
10. Qual o papel de governantes, empresários e educadores na formação de talentos?
11. Por que todo grande talento é demandado globalmente?
12. Por que na economia, as grandes empresas e os melhores talentos são apátridas?
13. Por que os mercados já são mais importantes do que a maioria das nações?
14. Por que o volume de receita de cada uma das 50 maiores transnacionais ultrapassa o valor do PIB de 70% dos países?
15. Por que o volume de negócios de transnacionais fora do seu país de origem já é maior do que a metade do PIB mundial e acima do total das exportações das nações?
16. Como recrutar, manter, desenvolver e motivar o melhor talento?
17. Qual a relação entre um recrutamento bem feito e altos índices de lucratividade?
18. Por que o principal talento é o líder?
19. Qual a missão do talento na construção da futura ambiência planetária?
20. Como o verdadeiro talento melhorará as condições globais para melhor receber as futuras gerações?

Alfredo Assumpção é economista pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, pós-graduado em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, e mestre em Gerência de Recursos Humanos pela Pacific Western University. É o sócio fundador e Chairman da Fesap Holding, empresa sócia majoritária das empresas Fesa Global Executive Search Transforming Leadership (Liderança Consciente e Transformadora) e Asap Recruiting Leaders for the Future. É o CEO e sócio-fundador da Fesa. Com seus atuais sócios fundou também a Asap, da qual é Chefe do Conselho de Administração. A Fesa opera no Brasil com três escritórios, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, e 110 profissionais, entre sócios, consultores, pesquisadores e outros funcionários.

A Fesa é associada da IIC Partners, a oitava maior empresa do mundo operando com executive search, presente em 40 países com 60 escritórios. Entre as mais de 40 empresas que compõem o conglomerado da IIC Partners, a Fesa é a NÚMERO 1 em receita, posição de destaque que assumiu a partir de 2007. Também é membro da Association of Executive Search Consultants (Aesc), uma associação que define padrões éticos e profissionais rígidos para mais ou menos 300 empresas de executive search em âmbito global que atuam com retainer FEE, aqui incluídas as maiores do setor. Em 2007, também assumiu a posição de empresa NÚMERO 01 no Brasil, quando comparada contra os demais membros da Aesc, atuando com retained executive search no país. Em fevereiro de 2009, junto com seus sócios, reativou a Asap Recruiting Leaders for the Future, empresa que havia fundado em 1999. A partir de 2010, a Fesap Holding, consolidando os resultados de Fesa e Asap, passa a ser a maior empresa de retained executive search da América Latina.

Em janeiro de 2011 a Fesa foi eleita pela revista inglesa World Finance como a melhor empresa do Brasil em recrutamento de executivos. A Asap retornou como uma empresa focada no recrutamento de executivos entry-level, iniciando a carreira no mundo corporativo. Acredita que desta forma, assim como, através da Fesa, participa na formação de uma Liderança Consciente e Transformadora, com a Asap poderá fazer este trabalho no nascedouro ao interagir com os líderes do futuro, despertando-os para um trabalho mais consciente, visando dirigir suas empresas para um capítulo real de sustentabilidade social no mundo empresarial. A empresa já emprega 140 profissionais, entre sócios e consultores. Inaugurou escritórios em São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Vitória. Somando-se os três escritórios da Fesa (São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba) a organização conta com doze escritórios no território brasileiro. Em novembro de 2010, através de um spin-off da Fesa, criou, junto com seus sócios a doers human capital solutions, empresa especializada em consultoria de capital humano.

Em 06/07/2011, junto com seus sócios na Fesap Holding, vendeu a totalidade de sua participação, no capital da empresa. Com longa carreira em RH, Alfredo foi gerente e diretor dessa área no Chase Manhattan, na Reynolds Tobacco, International Paint e na Kibon (General Foods). Foi Chefe de Administração de Salários na CCPL (Cooperativa Central dos Produtores de Leite Ltda.) e coordenou dezenas de projetos de implantação de Cargos e Salários como Free-Lancer trabalhando pela ASPRO – Assessoria de Seleção Profissional. Foi sócio gerente de empresas de distribuição e de uma transportadora de bebidas em Miguel Pereira – RJ, além de sócio da Tasa AG, uma das maiores empresas globais de recrutamento de executivos na época. Foi membro do Board da IIC Partners e da SIFE (Students In Free Enterprise) no Brasil. É poeta, tendo publicado quatro livros de poesias: Amando, Páginas roubadas, Um demônio chamado mulher e Canalha sedutor. Publicou também Caçando executivos financeiros: a floresta bancária e seus players, que versa sobre sua profissão.

Publicou o livro, Felicidade o Deus Nosso de Cada Dia – onde, como e quando encontrá-Lo, onde filosofa e nos ensina os passos para sermos sempre felizes, os livros Gestão sem medo – muito se pode criar, tudo se pode mudar, que alerta os líderes para com sua missão voltada à sustentabilidade, a partir das pessoas, Fraldas corporativas – desenvolvendo hoje o líder de amanhã, que prepara o acadêmico para o mundo corporativo, e o romance, Baixo das Mangas, onde a felicidade é a tônica. Seu décimo livro é “Talento, a verdadeira riqueza das nações”, onde recupera sua base conceitual e acadêmica de economista, mesclando esses ensinamentos com gestão de pessoas para definir a melhor forma de gerir uma economia política com foco nos talentos do país. Todos esses livros estão disponibilizados ao leitor pelo website pessoal do autor. É colunista semanal do jornal Brasil Ecônomico. Colaborou com a Saraiva com comentários para o livro A trilogia do segredo [The science of being great], que faz parte da trilogia da obra do autor norte-americano Wallace Wattles (os outros dois títulos são The science of being well e The science of being rich).

Trouxe para o Brasil o livro Deciding who leads, de Joseph McCool, classificado como um dos 30 melhores livros de negócios lançados nos EUA em 2008. Cuidou da tradução para o português e edição pela Saraiva, fez o prefácio do livro e coordenou seu lançamento no Brasil com o nome Escolhendo Líderes. Fez a apresentação do livro Identidade de carreira – a experiência é a chave para reinventá-la, de Hermínia Ibarra, Editora Gente, participou como um dos escritores que colaboraram para consecução do livro 100 dúvidas de carreira para executivos de finanças, patrocinado pelo IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), lançado pela Editora Saint Paul, apresentou o livro Líder do Futuro, a transformação em líder coach, de Arthur Diniz, pela Espaço Editorial, e prefaciou o livro Empreendedorismo de A a Z – Casos de quem começou bem e terminou melhor ainda, de Heitor Peixoto, lançado pela Saint Paul Editora. É músico e compositor, tendo seis CDs gravados de música e poesia, sendo um deles profissional, com a Banda Zequerum, banda fundada pelo autor e outro pelo grupo Los Ringos, banda de baile dos anos 1960.

Tem dois DVDs de shows, feitos um com cada banda. Foi por três anos discípulo da Escola de auto-estudo do Grupo Gurdjieff de São Paulo, fonte de inspiração para sua humanização, com base em espiritualidade, para prática do “estar para servir” em ambientes corporativos. É membro do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF) e da União Brasileira de Escritores (UBE). É membro do projeto Reciclar (Instituto de Reciclagem do Adolescente). Em 22 de abril de 2008, foi indicado pela revista Business Week como um dos mais influentes headhunters do planeta. Em seguida, em 12 de setembro de 2008, recebeu a Comenda Presidente Juscelino Kubitschek, agraciada pelo governo de Minas Gerais, em reconhecimento aos serviços de excepcional relevância que o autor vem realizando para a sociedade. Com essa premiação, Alfredo é reconhecido por sua trajetória, por seu espírito empreendedor e incansável na construção de um mercado de trabalho mais transparente, consciente e humano.

Um caso raro em que altas doses de idealismo e de pragmatismo se misturam. Em 07.03.2012 recebe o prêmio Eleanor H. Raynolds da Association of Executive Search Consultant – AESC, em reconhecimento à sua contribuição para com a profissão de consultor em executive search e seu engajamento em trabalhos voluntários. Trata-se da primeira vez que um executivo brasileiro é premiado com esta honraria criada em 1993. Alfredo sempre se pautou por princípios de igualdade de oportunidades, diversidade de ideias, pessoas e opiniões, e, principalmente, pelo reconhecimento de desempenhos notáveis, capazes de transformar as empresas, o Brasil e o mundo. Sempre inspirador, seja em seus livros, palestras, artigos, entrevistas no rádio e na TV ou no convívio pessoal, Alfredo convoca-nos e desafia: somos os agentes da nossa felicidade; este é o caminho para a construção de um mundo melhor.

Nos seus livros respirar e pulsar felicidade são quase uma constante. Se um poema ou outro merece uma reflexão qualquer de tristeza, a recuperação plena da alegria é encontrada num texto qualquer a seguir. Usa de toda sua veia poética e conhecimentos práticos de vida empresarial, como consultor ou executivo, ou ainda através de sua arte, como músico, poeta ou compositor, para brindar os leitores com uma literatura de ensinamentos do bem viver, seja romanceada ou não, sempre escrita com muito ineditismo. Seu lado humano está presente em cada passagem que descreve. Quando usa de personagens, são surpresas, quase vivas, de como se deve viver a vida, buscando o nosso melhor lado como um retrato de seres que querem ser felizes.

Alfredo é um caminho bonito, rumo à realização e à felicidade. Há que entendê-lo. A felicidade é o início da transformação. É o que tem tentado passar a todos os seus semelhantes. Seus livros são um retrato puro e cristalino deste ser humano simples que nunca nega suas raízes humildes, das quais migrou para continuar feliz e contagiar a outros com felicidade. Através deste seu último livro, Talento, a verdadeira riqueza das nações, ousa mais ainda, porque mostra como se pode encontrar a felicidade e bem estar das nações via gestão otimizada das suas economias políticas, a partir da criação de talentos.
CONTATO COM O AUTOR
alfredo@fesa.com.br
contato@alfredoassumpcao.com.br
www.alfredoassumpcao.com.br

Serviço:

Talento
A Verdadeira Riqueza das Nações
Alfredo Assumpção

Scortecci Editora
Administração
ISBN 978-85-366-3213-1
Formato 14 x 21 cm
252 páginas
3ª edição - 2013

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home