AUTISMO E ESCAPISMO / Desiderium

O livro AUTISMO & ESCAPISMO - Crônicas e indagações sobre as duas faces da síndrome, aborda a vida de DH, diagnosticado como autista desde os três anos de idade, citando pequenos detalhes observados pelo pai desde antes de seu nascimento, passando por sua infância, adolescência e chegando aos dias de hoje, onde DH se encontra na idade adulta.

Relata as opiniões que a família recebeu de diversos especialistas sobre o transtorno autista, bem como os tratamentos que os mesmos aconselharam a DH, destacando os que não trouxeram os efeitos esperados e aqueles que melhoraram substancialmente a vida do jovem. O autor propõe ainda o termo “escapismo” como uma característica do transtorno, relacionado ao comportamento que alguns autistas têm de sair caminhando como se quisessem escapar de seu cotidiano. Muitas das complicadas situações vividas por DH e sua família, citadas no livro, ocorrem pelo fato de DH ser um excelente “escapista”. Esta é uma obra indispensável para os interessados neste intrigante transtorno, sejam familiares, profissionais ou mesmo curiosos.

A cada situação mencionada, o autor faz indagações sobre o comportamento de seu filho. Essas indagações são direcionadas ao leitor, na esperança de encontrar respostas satisfatórias para explicar as causas do autismo. Certamente este livro fará o leitor rir, chorar e se envolver profundamente com o assunto, pois não se trata de uma obra de ficção, mas de um relato sincero e íntegro de uma experiência pessoal e enriquecedora.

As pessoas que convivem com jovens autistas passam por situações curiosas no seu dia a dia. O livro Autismo & Escapismo – Crônicas e indagações sobre as duas faces da síndrome é muito interessante, porque relata muitas dessas situações inusitadas durante a trajetória de uma família buscando melhores e novas oportunidades para o filho diagnosticado como autista desde os três anos de idade. As indagações feitas no livro nem sempre têm respostas satisfatórias, porque o autismo ainda é uma incógnita. Todos aqueles que tiverem a oportunidade de lê-lo poderão perceber que, apesar das muitas dúvidas que o autor levanta sobre as possíveis causas do autismo, uma coisa é certa: seu amor e dedicação pelo filho.
Ivete Kuznicki - Diretora do Centro de Desenvolvimento Humaitá (CDH)

Desiderio Pires Silveira nasceu em Bagé (RS), na fronteira do Brasil com a República Oriental do Uruguai, em 1953. Até 12 anos de idade morou com seus pais e irmãos na zona rural do município, onde sua mãe era professora. Completou o ensino de primeiro grau na cidade de Bagé e o segundo grau em Porto Alegre. Graduou-se geólogo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fez seu mestrado em Geofísica Aplicada na Universidade Federal da Bahia. Escreveu diversos relatórios internos, técnicos e de viagens, como funcionário da Petrobras. Autismo & Escapismo – Crônicas e indagações sobre as duas faces da síndrome é sua primeira incursão no mundo literário, narrando seu convívio e de seus familiares com o filho DH, autista.

O CAMINHO

Que a estrela lhe seja guia,
Que a estrada lhe seja curta,
Que a poeira lhe seja leve.
    Que traga sempre nos lábios
    Um sorriso de amor.
    Que fale sempre do bem
    Seja aonde for.
Que tenha a humildade de orar
E agradeça a um Deus qualquer.
Que use a força para ajudar
E tenha consciência de ser.
Que aprenda a conquistar
E saiba o limite de ter.
 
LA VOJO

Ke la stelo estu vin gvida.
Ke la vojo estu vin mallonga.
Ke la polvo estu vin malpeza.
    Ke vi alportu ciam en la lipoj,
    Iel rideton el amo.
    Ke vi parolu ciam pri bonajn        
                                      aferojn,
    Ajn ien vi alvenos.
Ke vi estu humila al pregi
Kaj danku ajn iun Dion.
Ke vi uzu la forton al helpi
Kaj estu konscia estulo.
Ke vi lernu konkeri
Kaj sciu limigi vian posedon.
Poema e versão em esperanto por Desiderium

Serviço:

Autismo e Escapismo
Crônicas e Indagações Sobre as Duas Faces da Síndrome
Desiderium

Scortecci Editora
Autismo
ISBN 978-85-366-3201-8
Formato 14 x 21 cm 
152 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home