IBOTIRAMA E AS CONÇÕES DE AGOSTO / Carlos Araújo / Edson Alves Ferreira / Edvaldo Pereira / Reginaldo Belo

O que você tem em mãos, leitor, não é uma simples segunda edição de um livro. É muito mais que isso: é o fruto da obstinação e do interesse dos seus Autores pela cultura de um lugar. Algo raro em uma contemporaneidade de atitudes superficiais e descartáveis. Algo mais raro ainda quando esse lugar é uma pequena cidade do interior da Bahia que não teve em sua história nenhum jornal de periodicidade regular que servisse à pesquisa, um lugar onde os registros culturais nem sempre são preservados como parcela fundamental de sua existência.

Um lugar que um dia foi Bom Jardim e que hoje é chamado Ibotirama, também minha terra, leito de minhas águas. Onze anos se passaram desde a primeira edição de Ibotirama e as canções de agosto, título que remete diretamente ao seu principal objeto, o Festival de Música Popular de Ibotirama – FEMPI, que acon-tece anualmente em meio às comemorações do aniversário de emancipação da cidade, no mês de agosto. Acertos foram efetuados, informações ampliadas e obviamente promovida a inclusão do histórico dos festivais de 2002 a 2012. Em suma, temos aqui uma segunda edição revisada e ampliada, o que confere ao livro qualidade e dignidade e, ainda, repassa ao leitor o devido respeito que os autores lhes dedicam. Uma homenagem foi incluída nesta edição a um dos autores, o prof. Edvaldo Pereira, recentemente falecido.

E eu aproveito este texto de apresentação para também lembrar, em uma singela e emocionada homenagem, a figura inesquecível de meu “cumpadi” Juarez Paulo Alves Pereira, que nos deixou de forma tão inesperada. Juarez foi um dos pioneiros do FEMPI, vencedor de três das quatro primeiras edições do festival em parceria com Washington Coutinho e este escriba. Posso di-zer, sem enganos, que o músico e compositor Juarez Paulo teve no FEMPI um motivador de sua produção musical e seu palco de sonhos. Já médico, compôs, tocou e cantou até seus últimos dias, justificando assim com sobras os objetivos da criação do festival. Estou certo de que esta nova edição de Ibotirama e as canções de agosto renovará e reforçará o valor do festival para Ibotirama. Seus autores merecem aplausos pelo esforço de realização e todo seu apoio, leitor, na divulgação desta obra.
Carlos Barbosa - Jornalista e escritor

Serviço:

Ibotirama e as Canções de Agosto
Carlos Araujo
Edson Alves Ferreiram (in memoriam)
Reginaldo Belo

Scortecci Editora
Música
ISBN 978-85-366-3218-6
Formato 14 x 21 cm
396 páginas
2ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home