MANUAL DE ROTOGRAVURA / Eudes Scarpeta

A Rotogravura é um dos principais processo de impressão do mundo. Com imagens em alta definição e equipamentos de impressão de alta performance, a Rotogravura é o sistema preferido por muitas empresas que compram produtos impressos nesse formidável processo. Com linguagem simples e direta, o livro apresenta toda a cadeia de preparação, galvanoplastia, gravação, provas e impressão.

Prezado leitor, já por muitos anos não temos uma publicação em rotogravura. Talvez por ser um processo de nicho e não tão divulgado ou conhecido como outros processos de impressão. Então, foi necessário pesquisa para atualizar as informações e descobrirmos porque a rotogravura ainda é um dos processos mais importantes do mundo. Além da área editorial onde a rotogravura notoriamente atua, há os processos de embalagens flexíveis e semi rígidas. Outra área interessante é a de impressos de segurança em selos e até mesmo em cédulas de dinheiro, visto que a gravação de rotogravura é mais prática e mais difícil de cópia que outros processos. Mas a rotogravura vai além, atuando também em largos formatos em papel cujas imagens depois serão transferidas por calor em tecidos. A versatilidade é grande. O que observamos também são grandes avanços tecnológicos relacionado à gravação principalmente. Inclusive com a melhoria dos processos de gravação à laser direto na superfície do cilindro revestido com níquel ou mesmo no cobre. A própria gravação química com cloreto férrico está mais viva do que nunca graças à cópia a laser em camada fotossensível como nos áureos tempos do processo Autotípico.

Eudes Scarpeta tem formação superior em Administração e Pós-graduação em Gestão Estratégica. Formado Técnico em Artes Gráficas pelo SENAI-SP, atua no mercado desde 1979. Trabalhou na indústria de conversão como impressor de offset rotativa, flexografia e rotogravura. Por dez anos foi instrutor do SENAI-SP nas áreas de flexografia e rotogravura. Fez o curso de extensão universitária na Universidade de Artes Gráficas em Cheminitz na Alemanha. Desde 1996 ministra treinamentos e assessoria técnica especializada na gestão de processos, aumento da produtividade e melhoria da qualidade. Por treze anos representou o Brasil no ISO/TC130, Comitê Técnico, que elabora Normas Técnicas para o mercado gráfico, e que no Brasil está sob a responsabilidade da ABNT/ONS27 e cuidado pela ABTG/ ABIGRAF. Nesse período foi o Líder de Projeto da Norma de Flexografia internacional. Também foi membro ativo no Grupo de normalização de Rotogravura. É autor de artigos técnicos publicados em revistas e do livro Flexografia – Manual Prático publicado em Português, Espanhol, Inglês e Polonês. Visitou diversas empresas em outros países como EUA, Canadá, Japão, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Bélgica, Tailândia, Holanda, Polônia entre outros.
www.scarpeta.com

Serviço:

Manual de Rotogravura
Eudes Scarpeta

Scortecci Editora
Design Gráfico
ISBN 978-85-366-2620-8
Formato 14 x 21 cm
172 páginas
2ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home