COM SOBRENOME CAMISA NOVA / Marco Camisa Nova

Entre um intervalo e outro, comecei a pesquisa para escrever este livro. Não nego: houve momentos em que desistir passou por minha mente, pois não era fácil conciliar os pacientes com o livro. Às vezes ficava uma semana atrás de uma linha de raciocínio que me fascinava para logo após, descobrir que o caminho era em outra direção. Voltava então para o começo, e isso me irritava, pois houve conflitos de depoimentos e datas, conforme levantava artigos e dados, agravados pelo fato de muitos documentos da época da ditadura terem desaparecido.

Fui a várias bibliotecas e ao prédio do antigo DOI-CODI e tive acesso a depoimentos de presos políticos em revistas, livros e filmes. Não imaginava que as informações eram tão numerosas e ricas em detalhes. Tive que me aprofundar e, muitas vezes, usei as madrugadas para prosseguir na pesquisa. Precisei de muito discernimento para interpretar corretamente tudo que coletei. Eis o resultado. Este livro prenderá sua atenção, pois narra a fascinante história de José Fernandes Camisa Nova, um emigrante português que largou suas raízes e desembarcou no Brasil. Aqui constituiu família e cresceu profissionalmente. Homem além do seu tempo, acabou tornando-se alvo de autoridades e foi preso por duas vezes. Com os direitos de cidadão rasgados, foi submetido à torturas físicas e psicológicas. Mesmo quem já leu bastante sobre a época da ditadura, acredite, vai se surpreender. Boa leitura!
Marco Camisa Nova

Marco Camisa Nova formou-se em Odontologia pela Faculdade Nove de Julho e especializou-se em Endodontia no Hospital Geral do Exército de São Paulo e em Implantes Dentários pela FMU. Sempre teve fascínio por história e acredita que as pessoas, não importa sua condição social, econômica ou cultural, têm histórias de superação que deveriam ser conhecidas por todos. Um traço importante de sua personalidade é a necessidade de tentar desvendar algo que aparentemente não tem explicação. Ou seja, acredita que a pergunta “por quê?” tem um significado muito importante. Às vezes essa pergunta passa despercebida, é ignorada por muitos, mas não por sua mente. Certo dia perguntou para sua mãe por que seu pai tinha sido preso na época da ditadura e por que deixara sua terra e viera para o Brasil.

Foram perguntas que inicialmente não foram respondidas, mas que, com sua persistência e dedicação, aos poucos encontraram resposta. Foi assim que surgiu este livro, Com sobrenome Camisa Nova, que narra a história de José Fernandes Camisa Nova, um emigrante português, cujo único erro que cometeu foi ser inocente diante da Ditadura Militar. Com relatos de muita emoção, o autor mostra que não é sempre que aparece um filho contando as alegrias e angústias do próprio pai, e também que isso não se faz de uma hora para outra. Afinal, pelo caminho aparecem muitos porquês – verdadeiros mistérios que precisam ser desvendados. É o que Marco Camisa Nova consegue neste livro: além da grande homenagem ao pai, consegue respostas para uma série de perguntas sobre um tempo em que era melhor não questionar.

Serviço:

Com Sobrenome Camisa Nova
Marco Camisa Nova

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-3283-4
Formato 14 x 21 cm
228 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home