A MARCHA DA CANÇÃO FUNÉREA / Martins Gomes

A Marcha da Canção Funérea são poemas que inquietam o leitor por apresentar, em versos, histórias que trazem à tona reflexões que não podem (ou não deviam) escapar aos olhos e muito menos à imaginação humana. O livro se arranja baseado na existência diária e passageira, e muitas vezes se oferece ao leitor a mostrar em seus versos um espírito perturbador.

O eu-lírico que agoniza em A Marcha da Canção Funérea é o que faz com que as poesias não se aceitem como prontas e acabadas, pois elas expõem o devaneio, a exclamação e a interrogação como sua principal característica. É a aflição, a agonia e a expiação que se entrelaçam e se confundem para contracenar, em vida ou após a morte, com os versos que se prendem nesse livro.

Os poemas de Martins Gomes se caracterizam por arranjar seu pensamento poético em temas e sensações da vida cotidiana e por analogia com fatos que inquietam a civilização moderna em seu desconserto inevitável. Seus versos reclamam, sem conchavos, do mundo urbano mascarado, das gentes inúteis que arrastadas por uma realidade insensível se invalidam, por si mesmas compartilhadas em seus valores aparentes. Seu eu-lírico não se aceita, não se amaina sem o dever de gritar, exclamar e interrogar, ansiosamente, à dor, à vida e à morte. A Marcha da Canção Funérea nos alcança, fatalmente, no universo da fronteira logo ali à nossa frente; mas que não se constitui, absolutamente, limite; porém é lugar de encontros e desencontros, histórias e ilusões, realidade e ficção.

João José Gomes Martins, pseudônimo Martins Gomes nasceu em Juazeiro (BA), e estudou no Colégio Estadual Rui Barbosa, onde fez o curso de Auxiliar de Patologia Clínica em 1980, porém nunca exerceu a função. Em 1986, mudou-se para Marabá (PA) onde cursou Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 2009, com o poema O Papel ganhou o prêmio “Destaque da Educação” Josineide Tavares, no 1º Concurso Professor Poeta de Marabá. Atualmente leciona Português para turmas do Ensino Médio na Escola Estadual Irmã Theodora e participa do Projeto Pedagógico: Biblioteca – Uma Viagem pelo Mundo das Letras – na Escola Estadual de Ensino Médio Liberdade, instituição de ensino sediada nesse mesmo município.

Serviço:

A Marcha da Canção Funérea
Martins Gomes

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-3197-4
Formato 14 x 21 cm
52 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home