A MENINA E O BURRO / Serafina Sardinha

Em A menina e o burro, o universo feminino é resgatado pela simplicidade de uma mulher que traz em si forte desejo de liberdade. Luiza, a personagem, entrelaça a inocência poética da infância às descobertas das turbulências da adolescência. Lágrimas e risos se misturam na fase adulta. Uma deliciosa e inusitada busca, de uma mulher comum, por algo que fizesse acalmar as batidas poderosas do seu coração.

Serafina Mendanha Sardinha, despencou do ventre de sua mãe em Sabará / MG, perto da ponte de ferro que fica sobre o leito do Rio das Velhas, recebendo daquela terra o verde esmeralda de seus olhos e o dom da poesia. Filha de Américo Alves Sardinha e Odete Mendanha Sardinha, acordou um dia e disse: “O que fiz dos dons que Deus me deu?”, e então recomeçou a escrever. O primeiro livro, Metamorfose – de poesia, foi publicado em 1982; o segundo, o romance O fio da meada em 2006; em 2010, o delicioso livro de contos Olhos fundos olhando o mundo, fruto de uma observação atenta e perspicaz. Finalmente, em 2012, publicou o livro Deseja ser escritor, publicar um livro?, que é um guia para quem gosta de livros, para quem deseja levantar as asas, voar como os pássaros, escrever no espaço de si mesmo. Autodidata, em 1994, segundo suas próprias palavras, “acordou artista”. Dedica algumas horas às telas, escorrendo cores e usando da mesma simplicidade com que escreve suas histórias, as quais, segundo a autora, retratam a realidade e o fantasioso de si mesma. É com facilidade que transforma poesia em quadros, pintura em versos. Reúne em sua bagagem literária e artística a pureza dos campos, o espanto e angústia das cidades.
Formada em Direito, senhora de uma mente analítica e profundo sentimento de justiça, transita entre o real e o imaginário com extrema facilidade. Os versos de sua lavra a definem bem:
“Acordei triste, coração angustiado.
Vou dormir de novo:
Quem sabe, acordo borboleta!” Serafina Sardinha antes de publicar seu primeiro livro escrevia em qualquer pedaço de papel que encontrava, mas nem sonhava ser escritora, e sua vida profissional tomou rumo muito diferente. Entretanto em 1982, de forma amadora, com a cumplicidade de amigos, publicou seu primeiro livro: Metamorfose, poemas. Trilhando caminhos jurídicos, deixou adormecido o sonho de tornar-se escritora, até que em 1996, 2010 e 2012 retomou ao que considera ser a paixão de sua vida, publicando O fio da meada, Olhos fundos olhando o mundo, Deseja ser escritor, publicar um livro?, e, agora, traz a público o livro A menina e o burro, cuja simplicidade da narrativa nos comove e ao mesmo tempo nos induz a buscar com todas as forças a realização dos nossos sonhos, eis que são eles que justificam a vida.
Inéditos: As duas, Quem viu Maisa? e A casa.
Contato com a autora:
Telefone
(31) 3461-2645
e-mail:
serafinaescritora@hotmail.com
serafina@oi.com.br

Serviço:

A Menina e o Burro
Serafina Sardinha

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-3077-9
Formato 14 x 21 cm
80 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home