FRUIÇÃO DA LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO LEITOR / Mônica Abud Perez de Cerqueira Luz

Esta pesquisa teve como objetivo responder as seguintes questões: É possível aproveitar a potência da Literatura para a formação de sujeitos leitores? Quais os elementos que estão em operação no sujeito a partir do momento em que ele toma contato com a Literatura? Partindo da proposta de Candido, que defende a função humanizadora da Literatura aliada às ideias das funções terapêutica e reparadora de Petit e desenvolvidas dentro do aporte Winnicottiano, concebeu-se o espaço de leitura como espaço potencial e a figura da pesquisadora à semelhança da mãe suficientemente boa.

A cada oficina o pesquisador lia um texto de literatura para o grupo e em seguida abria espaço para a expressão das crianças por meio de desenhos, dramatização, escrita e verbalização. Após a análise qualitativa dos dados apresentados, observou-se a aproximação dos grupos e indivíduos pesquisados com o texto; o desenvolvimento da criatividade e gosto pela leitura. O tripé educação, cultura e psicanálise pauta essa pesquisaação.

O presente livro tem como objetivo relatar a psicólogos, psicopedagogos, educadores, pais e demais profissionais, o uso de Oficinas de Leitura de Literatura como estratégia positiva para a aquisição da leitura e da escrita como uma atividade fruitiva e desejante. Fundamentado em autores que apontam na Leitura de Literatura a função humanizadora, terapêutica e reparadora, este trabalho apresenta uma pesquisa-ação entendida como modo de intervenção que, ao mesmo tempo em que coleta dados, introduz mudança no ambiente, concebido aqui dentro do conceito Winnicottiano, denominado espaço potencial. Relata o percurso das 18 Oficinas de Leitura de Literatura, com duração de duas horas cada uma, realizadas durante seis meses, com dois grupos de crianças, meninos e meninas, com idade de 8 a 13 anos, todos encaminhados à clínica psicopedagógica com queixas de dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita.

Mônica Abud Perez de Cerqueira Luz, tem experiência profissional na área de Educação, atuando como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I por 23 anos. Também atuou na gestão de escolas e atualmente é Coordenadora Pedagógica de uma Emei. Autora de três livros, sendo dois do gênero infantil e um sobre Educação, acompanha a execução, a elaboração e avaliação dos projetos pedagógicos desenvolvidos na escola. Concluiu três cursos de aperfeiçoamento, na modalidade lato sensu, na área da Educação. Mestre em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO – UNIFIEO, sob a orientação da Profª. Dra. Leda Maria Codeço Barone, com o projeto de pes-quisa intitulado: Oficinas de Leitura de Literatura: subsídios na formação do sujeito leitor, inserido na linha de pesquisa Intervenção Psicopedagógica nos problemas de aprendizagem, que trouxe argumentos para a elaboração deste livro.

Serviço:

Fruição da Leitura e o Desenvolvimento do Sujeito Leitor
Mônica Abud Perez de Cerqueira Luz
Scortecci Editora
Desenvolvimento
ISBN 978-85-366-3228-5
Formato 14 x 21 cm
104 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home