PERÍCIA PSICOLÓGICA / Richardson Gomes L. da Silva (org.)

A obra Perícia psicológica de crianças e adolescentes vítimas de violência no Estado do Maranhão surgiu com o objetivo de reunir algumas informações levantadas no Centro de Perícias Técnicas para a Criança e o Adolescente (CPTCA), localizado em São Luís, capital do Maranhão. Os capítulos iniciais apresentam o tema da violência contra crianças e adolescentes, seguindo com o histórico do surgimento do CPTCA e sua importância como alternativa à escuta mais conhecida de menores vítimas de violência: o depoimento sem dano.

A seguir, apresentam-se estatísticas obtidas a partir dos laudos arquivados e discorre-se sobre a atuação dos psicólogos na função de peritos criminais. Por fim, os dois últimos capítulos apresentam estudos focalizados em temas específicos: a violência sexual praticada contra crianças com menos de seis anos de idade e a presença da síndrome de alienação parental em acusações de violência sexual.

O Centro de Perícias Técnicas para a Criança e o Adolescente (CPTCA) é órgão integrante do Complexo de Proteção à Criança e ao Adolescente, ligado à Secretaria de Segurança do Estado. O CPTCA iniciou suas atividades em 2004, com o intuito de oferecer perícias criminais nas áreas de medicina legal, psicologia criminal e serviço social forense a crianças e adolescentes supostamente vítimas de violência (física, psicológica ou sexual) e/ou negligência, auxiliando na investigação policial através da materialização das evidências e garantindo a proteção das vítimas, pois tem como propósito evitar a revitimização dos envolvidos.

Richardson Gomes L. da Silva, Moara de Oliveira Gamba, Camila Campos Silva e Simone de Miranda Rodrigues são psicólogos do CPTCA. Os demais autores foram estudantes de Psicologia (Luciana Ribeiro Coutinho Cavalcante, Geyza Carvalho Cantanhede Marques, Andressa de Carvalho Sik, Larissa Horácio Barbosa e Paulo Rodrigo Guimarães Barros) e Serviço Social (Valéria Pacheco e Gisele Pacheco Lins Guimarães) que realizaram atividades de estágio ou pesquisa nas dependências do CPTCA.

Serviço:

Perícia Psicológica
De Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência no Estado do Maranhão
Richardson Gomes L. da Silva (org.)

Scortecci Editora
Perícia
ISBN 978-85-366-3363-3
Formato 14 x 21 cm
112 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home