CONTOS DO VALE / Academia Jacarehyense de Letras

Uma viagem pelo mundo das emoções foi a aventura literária que a Academia Jacarehyense de Letras fez por algumas cidades do histórico Vale do Paraíba. Cada acadêmico, com a cidade que foi sorteada, teve liberdade de criação, mas com um único compromisso: sua história teria que estar relacionada com ela. Dentro desse espaço, entretanto, sua criação poderia estar no distante passado, no presente ou no imaginário futuro. Neste livro, que é o primeiro volume, estão as histórias de algumas cidades. Agora, você, leitor, vai poder conferir e avaliar o poder de criação de cada um dos acadêmicos e como cada um, que visitou a cidade e pesquisou sobre ela, conseguiu cumprir com sua tarefa literária.
Benedicto Sérgio Lencioni - Cadeira 30 – Patrono João Porto

A Academia Jacarehyense de Letras foi fundada em março de 2004 e declarada de utilidade pública em 17 de agosto de 2007 pela Lei Municipal nº 5085/2007. Composta por trinta membros efetivos e vitalícios, possui também um membro benemérito, um correspondente e outro honorário. É considerada como uma das academias mais atuantes do Vale do Paraíba. Mantém contato direto com as escolas de Jacareí, incentivando a produção literária. Os acadêmicos se reúnem semanalmente, estão em constante produção literária e a diversidade de estilos fortalece a missão acadêmica. A cidade de Jacareí tem 361 anos e uma tradição cultural: ficou conhecida como “Athenas Paulista, berço da cultura e do saber” devido à qualidade do ensino ministrada no Colégio Nogueira da Gama, fundado pelo educador Lamartine Delamare Nogueira da Gama, onde estudaram ilustres brasileiros.

Em 1899, o colégio foi comparado ao Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro. Seus alunos, ao término do curso, recebiam o grau de bacharel em Ciências e Letras podendo ingressar em faculdades e até universidades estrangeiras. O Colégio Nogueira da Gama trouxe para a cidade excelentes professores e pensadores, formando um polo cultural que atraiu e disseminou movimentos culturais. Estudaram no Colégio Nogueira da Gama o poeta joseense Cassiano Ricardo, o médico Waldemar Berardinelli e o político Júlio Prestes. Nesta coletânea, os acadêmicos narram detalhes da região, de algumas cidades que compõem o Vale do Paraíba, essa região tão mágica, próspera e encantadora.
Salette Granato – Cadeira nº 10 – Patrono Roberto Donizete de Souza

Serviço:

Contos do Vale
Academia Jacarehyense de Letras

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-3493-7
Formato 14 x 21 cm
167 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home