PEDAGOGIA DA LEITURA / Dimas Lucena

A Educação brasileira é uma fábrica de analfabetos funcionais. Diversas pesquisas e indicadores educacionais, entre os quais o ENEM, o PISA e o IDEB, apontam o fenômeno da Leitura como uma das maiores lacunas da nossa Educação. A leitura é a essência de todo processo ensino-aprendizagem, é uma porta de entrada para o conhecimento produzido pela humanidade. A sua ausência fratura esse acesso e implica em fragilização de uma cidadania, que precisa ser consciente e transformadora. A leitura não pode ser submissa, o leitor não pode ser submisso ao texto, mas pensá-lo, “rasgá-lo”, acrescentá-lo, retirá-lo partes, reinventá-lo.

Outra questão fundamental é não levar os alunos às leituras superficiais, mas criar espaços e mecanismos para leituras densas, críticas e reflexivas. A leitura necessita construir pontes entre a teoria e a prática, necessita ser plural, ou seja, o professor deve estimular todas as formas e gêneros existentes. Estimular as leituras desde a bula de medicamentos e textos “amenos” até evoluir para a profundidade dos clássicos. Os educandos necessitam viajar pela magia da diversidade e pelo prazer das descobertas. Precisamos de uma Pedagogia da Leitura que revele a importância e a possibilidade de construir leitores críticos das palavras e do mundo. Leitores repletos de sensibilidade e de razão.
Dimas Lucena

O autor tem uma longa trajetória em sala de aula “Sou um Aprendiz-Professor e um Professor-Aprendiz” começou como aluno monitor no Liceu Paraibano aos dezesseis anos de idade. Desde muito jovem conciliou os estudos com o trabalho de Professor, foi a fórmula que encontrou para sobreviver. Teve uma militância política nos idos dos anos 80, tendo sido presidente da Associação dos Psicólogos da Paraíba (APPB), foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (SINDSAÚDE) e membro da direção do Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimento de Ensino Privado (SINTEENP). “Foi uma época de grandes embates. Uma época onde uma geração plantou sementes de resistência e esperanças”.

Dimas Lucena de Oliveira é Psicólogo, Professor da UFPB, Mestre e Doutor em Educação. Autor de diversos ensaios acadêmicos, entre os quais: Pedagogia da Leitura e Cibercultura: Elos Pedagógicos, O Professor, o Adolescente e a Leitura, O Fenômeno da Ideologia e o Movimento Sindical: uma Práxis de Educação Popular, Pedagogia da Sexualidade: Reflexões Sobre o Viver, Relação Professor-Aluno: (re)pensando o Processo Ensino-Aprendizagem. Livros já publicados: Eu Canto. Eu Conto, Pedaços, Psicologia na Educação: Um referencial para Professores. (coletivo), Múltiplos Saberes em Educação (coletivo), Temas Contemporâneos em Educação (coletivo) e Alquimia da Emoção e da Razão: Escritos Poéticos e Pedagógicos. Além do ensino, trabalha com pesquisa, extensão universitária, orientação de trabalhos acadêmicos e elaboração de projetos educacionais.

Serviço:

Pedagogia da Leitura
Do Conceito à (Re) Construção do Leitor
Dimas Lucena

Scortecci Editora
Pedagogia
ISBN 978-85-366-3299-5
Formato 14 x 21 cm
96 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home