MESSAGE IN A BOTTLE / Isabel Duarte Soares

“A chama não se apagou, a vozinha não se calou. É aquela voz fininha que se sobrepõe ao ruído, mais forte do que tudo, sem precisar de gritar, a voz do self. A que diz que não chega, não pode ser só isto. A que nos leva a deixar tudo para trás e a cruzar os mares para outro país, tal como a mãe do Marco. A que nos empurra, apesar da dúvida, das saudades, do medo.

Por isso não foi uma fuga, nunca é. Apenas uma viagem, pelos mares afora, pela alma adentro. Às vezes sinto-a quase a extinguir-se, a chama, mas há sempre alguma coisa, cá dentro ou lá fora, nas pessoas e situações para as quais caminho, sem conhecer a rota, sem mapa nem GPS, que faz a chama, já azul, voltar a ficar amarela e ir crescendo, crescendo...”

Isabel, a venturosa, a que não teme o nevoeiro nem os galeões-fantasma, nem os levantes de marinheiros mal-encarados; a que tem laranjas em seus alforjes e sabe ler as cartas marítimas, a que ultrapassa as linhas (imaginárias, como nós), circum-navega o continente desconhecido e estende, não as mãos – como Moisés –, mas palavras sobre o mar, e cada uma delas, lançadas da prancha, atravessando as ondas, driblando golfinhos, enfrentando a bruma, rebenta nos rochedos do meu peito e traz a maresia, o sargaço, as algas, os peixinhos de olhos engraçados, o assombro sem-fim de tudo o que não fui, não fomos, e dos mergulhos que não demos em nossas roupas de aqualoucos.
Seguir, seguir, viajar. É preciso.
Fal Azevedo

Isabel Duarte Soares nasceu em Lisboa, em 1971, apaixonou-se perdidamente pelo Brasil e adotou São Paulo como morada, apesar de gravitar entre as duas margens do Atlântico. A sua alma é portuguesa, as suas emoções brasileiras e a sua razão europeia. É escritora, eterna pesquisadora de psicologia analítica, pós-graduada em jornalismo literário e tradutora (necessariamente por esta ordem). Amante das letras acima de tudo, escreve compulsivamente no ecaequee-essa.blogspot.com, não tanto quanto gostaria no isa-travel-journal.blogspot.com, onde pratica a narrativa de viagens de uma forma, digamos, muito própria, e, conforme os humores e os dias, no Twitter: @ecaequee-essa. Este é o seu primeiro livro.

Serviço:

Message in a Bottle
Ensaios Sobre o Autoconhecimento
Isabel Duarte Soares

Scortecci Editora
Autoconhecimento
ISBN 978-85-366-3281-0
Formato 14 x 21 cm
80 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home