O PODER DISCIPLINAR / Ricardo Barbosa Morais

O poder disciplinar – Uma leitura da transformação da penalidade clássica à moderna nas análises de Michel Foucault, do professor amazonense Ricardo Barbosa Morais, tem como base uma minuciosa análise crítica do livro Vigiar e punir – Nascimento da prisão. Apoiado por extensa pesquisa bibliográfica, que não só envolveu outras obras do importante e influente filósofo francês, mas também de pensadores contemporâneos que o seguiram e se dedicaram a ele, nos chama a pensar sobre a evolução das relações de poder ao longo da história, evolução esta indissociável da transformação dos mecanismos de punição.

Inserido na segunda metade do século XX, o pensamento de Michel Foucault é um dos que mais enriqueceu a filosofia ocidental com pesquisas históricas. Vigiar e punir é exemplar nesse ponto de vista e tem como temática a história da submissão dos indivíduos na trama das relações de poder disciplinar-jurídico. Tais relações tornaram-se patentes como forma do poder de punir penal, o que possibilitou a reconstrução da natureza histórica da razão punitiva moderna. A singularidade do poder de punir moderno pode ser compreendida na passagem do suplício, prática penal clássica, à prisão. Tal acontecimento faz parte da dominação instaurada pelo poder disciplinar.

Do século XVIII ao XIX, as relações disciplinares passaram a ser indispensáveis na organização das instituições sociais. A atividade jurídica, que surgiu logo após a reforma penal do século XVIII, foi uma das que mais absorveu as práticas disciplinares. Dessa conexão, surgiu um tipo de dominação eficaz, denominado poder disciplinar carcerário. A concretização desse poder, o aval da justiça e a infiltração das ciências no funcionamento da prisão constituem um modo de conceber as relações de forças na sociedade disciplinar.

A contribuição do pensamento de Michel Foucault ao discurso filosófico da modernidade relaciona-se à desconstrução da dinâmica da estrutura do poder moderno, evidenciando a dívida do sistema jurídico para com o domínio racional das ciências humanas e a sua cumplicidade com as relações disciplinares na configuração de uma sociedade normalizadora. Esta obra, O poder disciplinar, propõe-se a refletir sobre essas questões.
Ricardo Barbosa Morais - Professor da Universidade Federal do Amazonas

Serviço:

O Poder Disciplinar
Ricardo Barbosa Morais

Scortecci Editora
Filosofia
ISBN 978-85-366-3241-4
Formato 14 x 21 cm 
88 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home