DELITOS CONTRA A DIVINDADE NO MUNDO ANTIGO / Elaine Bordalo

Este livro propõe uma viagem ao período Pré-Clássico na Babilônia de Hammurabi e ao período bíblico do Antigo Testamento com o profeta Moisés; assuntos de interesse para os apaixonados por História Antiga. Uma análise comparativa dos códigos de Hammurabi e de Moisés com intuito de trazer à discussão questões que envolviam o roubo ao “Sagrado”.

O presente trabalho tem por objetivo mostrar o pensamento jurídico de babilônios e hebreus na especificidade da aplicação das leis contra o furto à divindade. Uma merecida discussão que revela o legado do código de Hammurabi e de Moisés e traz a discussão historiográfica para a aplicação de práticas metodológicas que se justificam perante a interpretação na pesquisa histórica, que trata de determinados usos e costumes desses povos na antiguidade. Nesta perspectiva foram apresentados conceitos extraídos de fontes primárias, para melhor compreensão nas relações de hebreus e de babilônios com a divindade em sua religiosidade. Através da investigação dos princípios institucionais de controle e manutenção social e da sistematização no cumprimento das leis que regulavam estas civilizações, estabeleceu-se a observância comparativa das leis, que fixavam as punições aos crimes de furto e roubo presentes no código hammurabiano e na lei mosaica. Focando assim suas diferenças e semelhanças e, também, verificando as possibilidades de influência babilônica sobre a forma de condução e proteção utilizada pelos hebreus, aqui específico, no emprego de penas aos delitos contra a divindade. Uma abordagem estimulante que retrata a necessidade desses povos antigos em preservar a ordem em suas instituições.

ELAINE BORDALO - É graduada em Estudos Sociais - História, pela Universidade de Guarulhos/SP, pós-graduada em História Antiga e Medieval pela Faculdade São Bento, Rio de Janeiro e pós-graduanda em Arqueologia, História e Sociedade pela Universidade de Santo Amaro/SP.

Serviço:

Delitos Contra a Divindade no Mundo Antigo:
Uma Comparação Entre o Código de Hammurabi e as Leis Mosaicas
Elaine Bordalo

Scortecci Editora
Civilização Antiga
ISBN 978-85-366-3413-5
Formato 12 x 18 cm
112 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home