FOLKCOMUNICAÇÃO NO AMAZONAS / Soriany Neves (org.)

Esta obra reúne trabalhos de pesquisas já apresentados em anais de congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), premiados em eventos da INTERCOM e Conferência Brasileira de Folkcomunicação. Nesta obra, o leitor encontrará os textos com maior teor e profundidade.

As pesquisas aqui publicadas tratam dos processos de interlocução que as manifestações de culturas populares brasileiras difundem a partir do cotidiano amazônico, por meio de canais e processos comunicacionais artesanais do homem comum (promessa, rituais, festas, etc.), fazendo revelar as nuances das identidades que compõem a cultura amazônica, em particular em Parintins, município do estado do Amazonas.

Pensar a comunicação a partir de aparatos não convencionais dos já cristalizados fenômenos comunicacionais massivos que emerge das comunidades, das manifestações de cultura popular nas suas várias formas e linguagens, é o que esta obra propõe mostrar com uso de técnicas e metodologias que favorecem a comunicação dos atores sociais nos ambientes de folk.

A folkcomunicação é identificada por meio de procedimentos e processos de interlocução que as manifestações de culturas populares brasileiras difundem a partir do cotidiano amazônico, por meio de canais e processos comunicacionais artesanais do homem comum (promessa, rituais, festas, etc.), fazendo revelar as nuances das identidades que compõem a cultura amazônica, em particular em Parintins, município do estado do Amazonas.

A obra é composta por vários textos oriundos de trabalhos acadêmicos de pesquisa de mestrado, iniciação científica e de trabalhos de conclusão de curso. Aos autores é credenciado o pioneirismo de pensar as práticas sociais e comunicacionais nos ambientes de cultura popular amazônico como folkcomunicação e a complexa intervenção midiática (folkmídia) e de outras mediações que se inscrevem nesses ambientes.

Soriany Simas Neves - É professora MSc em Ciências da Comunicação com área de concentração em Ecossistemas Comunicacionais pelo Programa de Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua como professora assistente no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins da UFAM. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa de Estudos Sociais Interdisciplinar do Baixo Amazonas e, atualmente, vice-editora executiva da revista eletrônica Mutações (www.relem.info).
Contato:
sorissn@gmail.com

Serviço:

Folkcomunicação no Amazonas
Soriany Neves (org.)

Scortecci Editora
Cultura
ISBN 978-85-366-3360-2
Formato 14 x 21 cm 
304 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home