KALA / Ramon Luiz Moreira

T. S. Eliot considerava a poesia como a arte de fazer a síntese entre o sentir e o pensar. Para ele, emoção e pensamento poéticos se objetivavam como tais a partir de equivalências e reciprocidades que os transformavam: o “sentir” em emoção pensada; o “pensar” em reflexão sentida.

A poesia de Ramon Luiz Moreira identifica-se com esta fórmula. Os poemas transitam do pensado ao sentido, do sentido ao pensado, alternam-se entre existencias e filosóficos. Por outro lado, não possuem uma vertente cultural ou existencial específica. Ramon conhece em profundidade o drama de Drummond: lutar com palavras, a luta mais vã. Seus poemas foram duramente edificados com grande rigor estético. O poeta entende sua arte como instrumento de resgate e reparação.

Seu critério de trabalho é: não deixar o instante passar em branco (o que Ferreira Gullar chamou de “o poeta diante do espanto”). Assim, um momento supostamente glorioso o invade com sua iluminação poética e dele não sai mais. Ele mergulha no instante recolhido até uma forma, um delineamento de poema ir se formando e então passa a lapidá-lo.  Brancos, livres ou rimados, os versos variam de uma ideia singela a uma intrincada trama, podendo ser descritivos ou contemplativos.

Foram feitos ao longo da vida. Alguns ficaram guardados durante anos, outros são recentíssimos, o que justifica o título da obra, Kala, que significa “o tempo” em sânscrito. Se algum poeta os influenciou, de forma mais constante, terá sido Drummond, embora a originalidade do autor esteja presente em cada página.

Ramon Luiz Moreira é mineiro de Guarani, pequena cidade da Zona da Mata. Reside em Belo Horizonte. Participou de antologias literárias e já publicou livros nas áreas de sexualidade, medicina e psicologia. Premiado em vários concursos de contos e poesias, em destaque o concurso de contos nacional da Petros/Santander (por dois anos  entre os dez primeiros) e o Prêmio nacional Asabeça de Poesia (classificado em 2012). Durante muitos anos coordenou os saraus do Centro Cultural Kala, de Belo Horizonte,  onde nasceram vários grupos de encontros literários de Belo Horizonte, aos quais dedica esta obra. É médico, professor, sexólogo e mestre em Psicologia Social.

Serviço:

Kala
Ramon Luiz Moreira
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-3395-4
Formato 14 x 21 cm 
116 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home