KARL KORSCH / Nildo Viana

O materialismo histórico tem como referência fundamental Karl Marx, o responsável por sua elaboração. A concepção materialista da história teve pouco desenvolvimento e aprofundamento após seu momento inaugural com Karl Marx, pois poucos autores foram além de reproduzir suas contribuições. Uma das raras exceções é Karl Korsch (1886-1961).

O mérito de Korsch foi não ter somente retomado o pensamento de Marx, mostrando aspectos esquecidos e rompendo com o dogmatismo, principalmente o expresso pela II Internacional, mas também por ter desenvolvido outros aspectos e discussões que enriqueceram o materialismo histórico, e por isso sua contribuição merece estudos mais aprofundados. O presente livro é apenas uma introdução no sentido de realizar a análise de sua contribuição, destacando a sua colaboração ao materialismo histórico.

Karl Korsch tinha uma ampla formação filosófica e era um grande conhecedor da filosofia alemã, incluindo a hegeliana. A sua adesão ao marxismo, realizada no bojo da revolução alemã, possibilitou um estudo aprofundado do pensamento de Marx e do materialismo histórico, o que permitiu recuperar elementos hegelianos inseridos na perspectiva materialista, tal como já feito pelo fundador do marxismo.

Em obras fundamentais, tais como Marxismo e Filosofia e Karl Marx, Korsch retoma os elementos fundamentais da teoria marxista da história, além de enfatizar e aprofundar alguns aspectos ainda não plenamente desenvolvidos. A presente obra realiza uma análise do pensamento de Korsch, especialmente diante da questão  do materialismo histórico, sendo uma contribuição para a recuperação do seu pensamento e um antídoto contra as deformações que existem e das que poderiam vir a existir, tal como ocorreu com Marx.

Nildo Viana é sociólogo e filósofo, professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e autor de diversos livros, entre os quais se destacam:
O Capitalismo na Era da Acumulação Integral
Os Valores na Sociedade Moderna
Senso Comum, Representações Sociais e Representações Cotidianas
Universo Psíquico e Reprodução do Capital
A Consciência da História. Ensaios sobre o Materialismo Histórico-Dialético
Escritos Metodológicos de Marx
A Teoria das Classes Sociais em Karl Marx
O Fim do Marxismo
O Que é o Marxismo?
Rosa Luxemburgo e a Autogestão Social
Manifesto Autogestionário
Quadrinhos e Crítica Social. O Universo Ficcional de Ferdinando
Heróis e Super-Heróis no Mundo dos Quadrinhos
A Concepção Materialista da História do Cinema
Cinema e Mensagem
A Violência Urbana
A Dinâmica da Violência Juvenil
Estado, Democracia e Cidadania
O Que São Partidos Políticos?

Serviço:

Karl Korsch
E a Concepção Materialista da História
Nildo Viana

Scortecci Editora
Filosofia
ISBN 978-85-366-3525-5
Formato 14 x 21 cm 
100 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home